metropoles.com

Maioria dos paulistas é contra privatizar Sabesp, diz pesquisa Ipespe

Privatização chegou a ser cogitada, mas não avançou durante gestão de João Doria. Tarcísio de Freitas já sinalizou ser a favor de venda

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasil
Tarcísio de Freitas, Ex-ministro da Infraestrutura do Brasil- Metrópoles
1 de 1 Tarcísio de Freitas, Ex-ministro da Infraestrutura do Brasil- Metrópoles - Foto: Agência Brasil

São Paulo – Pesquisa Ipespe divulgada nesta segunda-feira (11/4) mostra que 44% dos paulistas são contra a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), contra 35% a favor – 21% não respondeu.

Segundo a pesquisa, 46% acredita que, em caso de privatização, a tarifa irá aumentar. A privatização da empresa chegou a ser ensaiada no governo João Doria (PSDB), mas nunca vingou. Entretanto, é uma promessa já feita por Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputará o governo de São Paulo em outubro.

Em fevereiro, quando participou de um evento de investidores em São Paulo, Tarcísio afirmou: “”Eu acho que tem que privatizar a Sabesp porque você ganha eficiência, ganha governança e gera recursos, bota dinheiro pra dentro (…) Chegando lá, a gente vai vender a Sabesp sim, vai vender a participação na Sabesp”.

Atualmente, a Sabesp é a principal concessionária dos serviços de saneamento e distribuição de água em São Paulo. Trata-se de uma empresa de economia mista, com o governo paulista como o maior acionista. A ideia de Tarcísio é vender essa participação estatal.

Em agosto do ano passado, o mercado comemorou a posse de Rodrigo Maia como secretário de Projetos e Ações Estratégicas de São Paulo, com a expectativa de que ele avançaria no processo de privatização da companhia.

Dias depois, Doria explicou que essa mudança na Sabesp era um projeto de “longo prazo” e que ela seria “preparada para um programa de privatização”, mas que isso não seria feito “de forma precipitada”

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?