metropoles.com

Lula vai tratar de acordos bilaterais, clima e conflitos no Egito

É segunda vez neste mandato que Lula viaja para a África, em viagem oficial. Os primeiros compromissos do presidente serão no Egito

atualizado

Compartilhar notícia

IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Presidente Lula durante ato no palacio do planalto - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula durante ato no palacio do planalto - Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou, nesta terça-feira (13/2), a primeira viagem internacional de 2024. É segunda vez neste mandato que Lula vai ao continente africano, em viagem oficial. Os primeiros compromissos o presidente serão no Egito, em 15 de fevereiro.

A visita oficial ao país ocorre no ano em que se comemoram os 100 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os países. Em 2022, como presidente eleito, participou da COP-27 em Sharm El-Sheikh, a convite do governo egípcio.

Nesta visita de 2024, serão tratados os principais temas da agenda bilateral, nas áreas de comércio, investimentos, cooperação técnica, cooperação em educação e cooperação em defesa.

Os dois presidentes falarão ainda sobre temas regionais e multilaterais, tais como mudança do clima, reforma das organizações internacionais e conflito Israel-Palestina.

A previsão ainda é que sejam assinados acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação.

Com Lula presidente do Brics, Egito entrou no grupo

Hoje, o Egito é importante parceiro do Brasil em foros internacionais, tendo ingressado no Brics em 2024. Durante a presidência brasileira do G20, o Egito é um dos países convidados a participar das reuniões do agrupamento.

O apoio do governo do Egito foi fundamental para a repatriação de 115 cidadãos brasileiros da Faixa de Gaza, por meio de evacuações pela fronteira de Rafah, em 12 de novembro 2023 (32 pessoas); 9 de dezembro 2023 (47 pessoas); 21 de dezembro de 2023 (32 pessoas); e 8 fevereiro de 2024 (quatro pessoas), que seguiram para o Cairo antes de embarcarem para o Brasil.

Em 2023, a corrente de comércio bilateral Brasil-Egito totalizou US$ 2,8 bilhões, o que coloca o Egito como segundo maior parceiro comercial do Brasil na África. O saldo foi superavitário para o Brasil em US$ 1,83 bilhão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?