metropoles.com

Lula tem primeira agenda no Alvorada enquanto se recupera de cirurgia

Presidente decidiu não se afastar do trabalho enquanto se recupera das cirurgias no quadril e nas pálpebras, realizadas em 29 de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lê discurso em evento no Planalto - Metrópoles
1 de 1 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lê discurso em evento no Planalto - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve a primeira agenda de trabalho oficial, no fim da manhã desta segunda-feira (9/10), desde que passou por cirurgias no quadril e nas pálpebras, no fim do mês passado. O chefe do Executivo federal está no Palácio da Alvorada durante o período de convalescença, e foi proibido de receber visitas.

O Planalto divulgou a reunião por videoconferência, e detalhou ao Metrópoles que as principais pautas discutidas no encontro foram a situação ocasionada pelas fortes chuvas em Santa Catarina, a guerra no Oriente Médio e o andamento das matérias do Executivo no Congresso Nacional.

Participaram ministros, o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, e o chefe do gabinete pessoal do presidente, Marco Aurélio Marcola.

Veja a lista:

  • Ministro da Defesa, José Múcio
  • Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo
  • Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha
  • Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
  • Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Celso Amorim, e Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Marco Aurélio Marcola

Por recomendação da equipe médica, o presidente foi proibido de se reunir presencialmente com o primeiro escalão do governo durante as duas semanas seguintes à cirurgia, realizada no último dia 29 de setembro, em um hospital particular de Brasília. Lula, no entanto, pode voltar a trabalhar de casa e conversar com a equipe de forma remota, caso se sinta confortável.

O titular do Planalto está em período de convalescença após as cirurgias que fez para colocar uma prótese no quadril e para retirar o excesso de pele das pálpebras, e recebeu alta no domingo (1º/10), dois dias antes do previsto. Ele continua realizando as sessões de fisioterapia para recuperar o equilíbrio e a força muscular, agora com a prótese que substituiu a articulação lesionada.

Primeira semana de recuperação

Na última semana, o petista priorizou assuntos menos “polêmicos” ao governo e adiou as agendas com maior custo político. Entre elas, os possíveis vetos no projeto de lei do marco temporal – aprovado no Senado, apesar de decisão no outro sentido no Supremo Tribunal Federal (STF); as indicações para a vaga na Corte e na Procuradoria-Geral da República (PGR); e as negociações com o Centrão pela Funasa e pela presidência da Caixa.

O mandatário, no entanto, se manifestou sobre a crise de segurança pública no Rio de Janeiro, e repudiou o ataque que vitimou civis realizado pelo grupo extremista islâmico Hamas ao território israelense no último sábado (7/10). Em parceria com o Ministério da Defesa, o Itamaraty enviou aeronaves da Força Aérea Brasileira para repatriar 1,7 mil brasileiros situados na zona de conflito.

O petista passará as próximas três semanas, pelo menos, recuperando-se no Alvorada. Como não quer ficar muito tempo afastado, ele deve voltar a trabalhar, receber ministros e aliados ainda na residência oficial, como deu os primeiros passos na última semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?