Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Lula sanciona lei que reserva 30% das vagas de concursos para cotistas

Com a sanção, os concursos públicos deverão reservar 30% das vagas para negros, indígenas e quilombolas

03/06/2025 18:47, atualizado 03/06/2025 19:32
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei nº 1.958:2021, que amplia de 20% para 30% a reserva de vagas em concursos públicos federais - Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (3/6), uma lei que reserva 30% das vagas de concursos públicos federais para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.

Durante a cerimônia de assinatura, o petista destacou que há uma sub-representação de mulheres, negros e indígenas na esfera federal, mas pontuou que as conquistas para ampliar acesso a essas pessoas ocorrem de maneira gradual e exigem persistência.

Lula sanciona lei que reserva 30% das vagas de concursos para cotistas - destaque galeria
3 imagens
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Lula sanciona lei que reserva 30% das vagas de concursos para cotistas - imagem 3
Lula sanciona lei que reserva 30% das vagas de concursos para cotistas - imagem 1
1 de 3

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
2 de 3

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Lula sanciona lei que reserva 30% das vagas de concursos para cotistas - imagem 3
3 de 3

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
“Ainda nós temos poucas mulheres, ainda nós temos poucos negros, ainda nós temos quase que nenhum indígena. Isso é resultado de uma briga, de uma briga que nós vamos fazer todo santo dia. Não tem trégua”, pontuou o chefe do Palácio do Planalto.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A Lei de Cotas, apresentada em 2014, estabelece a reserva de 20% das vagas em concursos para candidatos pretos e pardos. Agora, com a nova legislação, esse percentual aumentou e incluiu povos indígenas e quilombolas.

“Hoje aqui, com certeza, é mais um dia histórico, um dia em que o Estado brasileiro reconhece de forma concreta os direitos dos povos indígenas, quilombolas e da população negra de ocuparem espaços que historicamente lhes foram negados”, disse Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), entre 1999 e 2020 houve aumento no percentual de pretos e pardos no funcionalismo público federal, passando de 30,8% para 35,1%.

Lula sanciona lei que reserva 30% das vagas de concursos para cotistas