metropoles.com

Lula recebe Campos Neto no Planalto pela primeira vez nesta 4ª feira

Lula passou o ano criticando Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, por causa dos juros altos impostos pelo Copom

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comparece a audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado Federal
1 de 1 Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comparece a audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado Federal - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para uma reunião no Palácio do Planalto na tarde desta quarta-feira (27/9). Será a primeira vez que Lula se encontrará com Campos Neto, a quem criticou em diversas oportunidades ao longo de 2023, desde que assumiu a Presidência da República, em janeiro.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central baixou a taxa básica de juros da economia duas vezes nas últimas duas reuniões, nas primeiras quedas em três anos, levando a Selic para 12,75% ao ano. Até então, Lula criticou fortemente Campos Neto, que foi colocado no cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

0

Uma das críticas ocorreu no início de setembro, quando o petista disse que não tinha diálogo com o presidente do BC. “O Banco Central agora é autônomo, não tem mais interferência da Presidência da República, que podia chamar o presidente do BC e conversar. Esse cidadão, se ele conversa com alguém, não é comigo. Ele deve conversar com quem indicou, e quem o indicou não fez coisas boas neste país. A sociedade brasileira vai descobrir com o tempo”, discursou Lula, em 1º de setembro.

Em junho, quando a taxa Selic foi mantida inalterada, para desgosto do governo, Lula disparou contra Campos Neto dizendo que ele jogava contra os interesses da nação. “Não se trata de o governo brigar com o Banco Central. Quem está brigando com o Banco Central é a sociedade brasileira”, declarou Lula, em coletiva de imprensa durante viagem à Itália. “É irracional o que está acontecendo no Brasil”, seguiu ele, à época.

Lula e Campos Neto chegaram a conversar pessoalmente, mas, em dezembro do ano passado, antes de o petista assumir a Presidência da República.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?