metropoles.com

Lula recebe primeiro-ministro da Holanda em Brasília na próxima terça

Premiê da Holanda passará pela capital federal em visita oficial de três dias ao Brasil. Programação inclui visita a São Paulo e Fortaleza

atualizado

Compartilhar notícia

Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images
primeiro-ministro da holanda
1 de 1 primeiro-ministro da holanda - Foto: Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em visita oficial à Brasília, na próxima terça-feira (9/5). O encontro faz parte de uma viagem de três dias do representante holandês ao território brasileiro, com objetivo de fortalecer a cooperação multilateral e o comércio entre os dois países.

A informação foi confirmada ao Metrópoles pela embaixada do país no Brasil, nesta terça-feira (3). Segundo a representação diplomática, os dois líderes discutirão “o fortalecimento das relações bilaterais, a ordem jurídica internacional, a cooperação multilateral e as possibilidades de facilitar e intensificar o comércio entre os dois países“.

“Também serão discutidas a cooperação em temas como transição energética, agricultura e segurança alimentar, desenvolvimento de portos verdes, sustentabilidade e combate ao desmatamento”, prossegue a embaixada, em nota.

Após o encontro bilateral no Palácio do Planalto, marcado para a tarde desta terça (9), o presidente Lula receberá o chefe de governo da Holanda e a delegação econômica do país para um jantar, no Palácio do Itamaraty.

Também participarão do evento os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco; a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e ministros do governo brasileiro.

Visita ao Brasil

Rutte desembarca em São Paulo, na segunda-feira (8), onde será recebido pelo governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para apresentações e discussões sobre futuras cooperações. Também está prevista uma visita à Fundação Getulio Vargas (FGV), para uma apresentação sobre desenvolvimento internacional e clima.

Em seguida, o primeiro-ministro neerlandês tem uma reunião com representantes da fabricante de aeronaves Embraer. Ainda nesse dia, a delegação fará uma visita à Universidade de São Paulo (USP), seguida por uma visita ao instituto conjunto de inovação climática da USP e da Shell.

Após a viagem à Brasília, o premiê encerra a visita oficial ao país em Fortaleza, onde conhecerá o Terminal Portuário do Pecém, que mantém parceria firmada com o porto de Roterdã, com valor estimado em 75 milhões de euros. A viagem termina com um almoço de negócios interativo com o governador do Ceará e empresas e instituições de conhecimento brasileiras e holandesas.

Embora tenham superfície 205 vezes menor que a do território brasileiro, os Países Baixos são destacados atores no comércio agrícola internacional. O país continua a ser o segundo maior exportador agrícola do mundo, com altos níveis de exportação de plantas e flores, carnes, legumes e verduras e laticínios, posição que não necessariamente implica em divergências com o Brasil, segundo o Itamaraty.

No entanto, especialistas avaliam que o país é um dos principais obstáculos à ratificação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

Compartilhar notícia