Lula recebe no Planalto filho de diarista que virou diplomata. Veja vídeo

Após reportagem do Metrópoles, Douglas Rocha Almeida foi convidado para um encontro com o presidente

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, no Palácio do Planalto, a visita de Douglas Rocha Almeida, 31 anos, recém-nomeado diplomata do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Filho de uma diarista e um pedreiro, Douglas foi aluno do ProUni e trabalhou como garçom antes de ser aprovado no concurso do Instituto Rio Branco, considerado um dos mais difíceis do país. A história dele foi contada em uma reportagem do Metrópoles. A publicação chegou à primeira-dama do país, Janja Lula da Silva, que intermediou o encontro.

Trechos da reunião foram compartilhados em um vídeo, nas redes sociais do petista, nesta quinta-feira (15/1). “Histórias como a do Douglas são reais. Ele seguiu o exemplo de perseverança da mãe e, com oportunidades e apoio, conquistou o sonho de se formar no ensino superior e passar em um concurso público”, escreveu o presidente.

A mãe de Douglas, Cida, e a primeira-dama Janja acompanharam a reunião com Lula. Durante o encontro, Douglas falou sobre sua história de vida.

“Eu nunca desisti porque em casa eu nunca vi minha mãe desistindo. Então aprendi a perseverança, a persistência de berço”, disse o diplomata no registro compartilhado nas redes sociais.

Relembre

O Metrópoles revelou a história de Douglas na última semana. Nascido em Brasília e criado em Luziânia, ele foi nomeado terceiro-secretário da carreira de diplomata do quadro permanente do Itamaraty. A posse deve ocorrer em 20 de janeiro.

Douglas competiu com 8.861 inscritos, que disputaram 50 vagas, resultando em uma demanda de cerca de 177 candidatos por oportunidade.

Antes de passar no concurso, ele atuou como garçom em restaurantes, casas de festa infantis e eventos em geral, mesmo quando já tinha diploma de mestrado.

A mãe, Cida, mineira que deixou a cidade de São Francisco aos 13 anos para trabalhar como empregada doméstica em Brasília, é diarista ainda hoje.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?