Lula rebate relatório dos EUA: “Tentam criar uma imagem de demônio”

Presidente Lula discursou em cerimônia de anúncios sobre medidas em resposta ao tarifaço de Trump

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES
Lula ao microfone - Metrópoles
1 de 1 Lula ao microfone - Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu alegações de relatório apresentado pelo governo dos Estados Unidos acusando o Brasil de ferir direitos humanos. Durante cerimônia de apresentação das medidas contra o tarifaço dos EUA, o chefe do Planalto fez críticas ao governo norte-americano e afirmou que o Brasil não vai aceitar “qualquer pecha” de que desrespeita direitos humanos.

“Aqui no Brasil nós temos um Poder Judiciário autônomo que está garantido na nossa Constituição de 1988. E nem o Poder Executivo, nem o Congresso Nacional temos nenhuma incidência com relação a julgamento que está acontecendo na Suprema Corte. E ninguém está desrespeitando regras de direitos humanos, como estão tentando apresentar ao mundo”, disse o presidente do Brasil.


Críticas contra o Brasil e Moraes

  • Os EUA lançaram o relatório anual do Departamento de Estado sobre a situação dos direitos humanos ao redor do mundo.
  • Citado no documento, o Brasil é alvo de críticas norte-americanas.
  • Segundo o relatório, o governo brasileiro promove censura contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
  • O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é apontado como o principal promotor da suposta censura no país.

Em seguida, Lula criticou a interferência dos Estados Unidos em assuntos internos de países. “Nossos amigos americanos, toda vez que eles resolvem brigar com alguém, eles tentam criar uma imagem de demônio contra as pessoas que eles querem brigar”, criticou.

“Brasil não tinha, efetivamente, nenhuma razão para ser taxado e tampouco aceitaremos qualquer pecha de que no Brasil nós não respeitamos direitos humanos”, discursou Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?