Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Lula quer criminalizar fake news sobre vacinas: "Facínoras"

Presidente Lula recebeu ministra Nísia Teixeira para programa Conversa com Presidente, e lembrou importância da vacinação no país

12/12/2023 09:32
YouTube/Reprodução
Lula recebeu Nísia Trindade na Conversa com o presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a criminalização de disseminação de fake news contra vacinas, nesta terça-feira (12/12). Durante o programa semanal Conversa com o Presidente, ao lado da ministra da Saúde, Nísia Teixeira, o chefe do Executivo federal chamou de “facínora” qualquer pessoa que resolva “fazer propaganda contrária” à imunização no país.

“É importante que a gente diga que é necessário criminalizar a pessoa que está contando mentiras sobre uma questão tão importante que é a gente vacinar o povo brasileiro, sobretudo as crianças”, frisou o petista.

“Quando você tem um facínora qualquer que resolve fazer propaganda contrária, nós temos que processá-lo criminalmente. Porque não tem outra saída pra vc lidar com gente desse tipo, negacionista”, prosseguiu.

O presidente e Nísia dedicaram esta edição do programa presidencial para falar sobre a reestruturação do sistema de saúde brasileiro pós-pandemia. Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgados pela Fiocruz em outubro, a taxa de vacinação infantil no Brasil vem sofrendo uma queda brusca: a taxa caiu de 93,1% para 71,49%.

De acordo com a pesquisa, realizada em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número coloca o Brasil entre os 10 países com menor cobertura vacinal do mundo.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Lula lembra de da importância da vacina

O presidente lembrou o período da pandemia, e a disseminação de conteúdos falsos sobre a vacina desenvolvida contra a Covid-19. “Eu conheço pessoas que eram contra a vacina até perder a mãe. Aí, quando perde a mãe, se arrepende de não ter dado a vacina na mãe. Outras que perderam filho”, afirmou.

“É importante que a gente tenha claro que a vacina é uma necessidade preventiva para evitar que coisa mais grave aconteça com os filhos da gente, com a nossa família”, lembrou.