Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Lula prorroga de novo isenção de visto para EUA, Austrália e Canadá

Decisão de Lula prorroga para abril de 2025 exigência para apresentação de visto de turistas dos EUA, Austrália e Canadá

09/04/2024 22:41, atualizado 09/04/2024 22:44
Getty Images/ MistikaS
Foto colorida de passaporte dos Estados Unidos (EUA) - Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prorrogou a isenção de vistos para turistas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá para abril de 2025. É a terceira vez que o governo federal adia a volta da obrigatoriedade.

O decreto com a decisão foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (9/4).

O governo Lula decidiu exigir o visto com base no princípio da reciprocidade, uma vez que Estados Unidos, Canadá e Austrália solicitam visto de brasileiros. Inicialmente, o Japão também seria incluído na lista, mas Tóquio definiu que não obrigaria vistos de brasileiros em viagens de até 90 dias.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) derrubou a exigência de vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. A gestão petista, por outro lado, entendeu que o fim da obrigatoriedade do documento não aumentou o número de viajantes oriundos destes países.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Na Câmara dos Deputados, os políticos ameaçaram votar o Projeto de Decreto Legislativo (PDL), que reprime o decreto de Lula que retomava a exigência do visto para os turistas. No entanto, a medida foi impedida após negociação da base do governo.