Lula minimiza crise de Marcola: "Quem nunca pediu um empréstimo?"
Em reunião com aliados, o petista disse que dará a presunção da inocência ao ex-assessor. Marcola teria recebido repasses de empresária

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizou a crise envolvendo Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola, que deixou a campanha do petista após a revelação de que recebeu dinheiro da empresária Roberta Luchsinger. Em reunião com aliados no Palácio da Alvorada, Lula disse acreditar nas alegações de Marcola de que se trata apenas de transação normal e ressaltou que dará o benefício da dúvida ao amigo.
A informação foi antecipada pelo Estadão e confirmada pelo Metrópoles.
Segundo pessoas que estavam presentes na ocasião da fala, o presidente Lula, ao se referir ao caso, teria feito o seguinte questionamento: “Quem aqui nunca pediu um empréstimo para um amigo?”.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasDe acordo com relatos, o petista destacou a relação de confiança que mantém com Marcola e afirmou que seu ex-chefe de gabinete colocou seus sigilos bancário e fiscal à disposição da Justiça.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesEntenda
- Roberta Luchsinger fez pagamentos a Marcola, ex-chefe de gabinete de Lula.
- Marcola era um dos assessores mais próximos do petista.
- Ele admitiu ter recebido dinheiro da empresária, que é investigada pela PF.
- Marcola deixou a campanha do petista para se dedicar à sua defesa.
- Lula minimizou a crise e disse que dará a presunção de inocência ao ex-assessor.
Nos bastidores da campanha de Lula, a equipe também prevê pouco desgaste, pois o presidente não está diretamente envolvido na polêmica.
Roberta Luchsinger é apontada como sócia de Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS. Ela também é amiga de Fabio Luis Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula e investigado por tráfico de influência.
Marcola admite repasse
Em nota, Marcola admitiu ter recebido repasses financeiros da empresária. Ele afirmou que o valor se refere a um empréstimo pessoal, que já foi contraído e quitado, negando qualquer ilegalidade na transação.
Em novo comunicado enviado na terça-feira (4/8), o ex-assessor disse que pagou R$ 249 mil a Roberta, mas sem dizer se esse era o valor total do que havia recebido.
Marcola foi chefe de gabinete de Lula após o petista tomar posse para este terceiro mandato, mas deixou o posto nas últimas semanas para integrar a campanha presidencial à reeleição.
Na quarta-feira (5/8), deixou a coordenação da campanha de Lula para se dedicar à sua defesa. Em julho, ele havia deixado o gabinete do presidente para exercer a mesma função que teve na campanha de 2022, com a agenda do chefe do Executivo.









