Lula manda recado a Trump: “Ninguém ganha de mim com mentira”

Presidente fez críticas à política externa norte-americana durante evento em Barcelona, na Espanha

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/YouTube
lula
1 de 1 lula - Foto: Reprodução/YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas à política externa americana durante a 1ª Reunião da Mobilização Progressista Global, que aconteceu neste sábado (18/4), em Barcelona, na Espanha.

“Ninguém vai ganhar de mim com mentira, eu não tenho a riqueza que ele tem, eu não tenho a tecnologia que ele tem, eu não quero guerra. A única coisa que eu quero, é dizer pra ele: é que mesmo sendo pobre, tem uma coisa que a gente tem que ter, que é caráter, honestidade e decência”, disse.

A fala de Lula faz referência à taxação de 10% que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs contra produtos brasileiros sob a justificativa de déficit comercial, ou seja, quando um governo compra mais do que vende.

No entanto, Lula disse que mostrou ao governo americano que o histórico da balança comercial entre os países é, na verdade, de superávit para os EUA, ou seja, o Brasil compra mais do que vende para os americanos. 

Mesmo assim, o governo não retirou as tarifas e resistiu às tentativas de diálogo de governantes brasileiros. Apesar disso, no começo do ano, a Suprema Corte dos EUA entendeu que as tarifas aplicadas por Trump eram inconstitucionais e deveriam ser revogadas imediatamente.

No mesmo dia, porém, o secretário do Tesouro americano, Scott Bassentt, informou que o governo passaria a taxar todos os países em 15%. Agora, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) trabalha para resolver o impasse.

Havia, no final de 2025, a expectativa que acontecesse um encontro entre Lula e Trump para tratar sobre diversos assuntos, inclusive as tarifas, no entanto, com a escalada dos conflitos no Oriente Médio envolvendo os EUA, o encontro só deve acontecer no segundo semestre deste ano.

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou na tarde da última sexta-feira (17/4), que se reuniu com o Bessentt por duas ou três vezes durante as reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), que aconteceram durante a última semana em Washington, nos Estados Unidos.

Durigan, por sua vez, destacou que as tarifas não foram discutidas nos encontros, apenas temas como Inteligência Artificial (IA) e cooperação internacional entre os países. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?