Lula faz gesto com dedo do meio durante evento no Planalto.
Lula fez o gesto ao defender que pessoas de baixa renda também tenham acesso a tratamentos de saúde de alta qualidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um gesto com o dedo do meio durante um evento realizado no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (3/7). A cena ocorreu enquanto o chefe do Executivo defendia que a população de baixa renda tenha acesso aos mesmos tratamentos de saúde disponíveis para quem possui maior poder aquisitivo.
Veja momento:
Ao falar sobre a qualidade dos serviços públicos, o petista criticou o entendimento de que pessoas pobres se contentam com atendimentos inferiores. “Precisamos acabar com essa ideia de que o pobre não gosta de coisa boa. Aqui para eles”, disse, fazendo o gesto com o dedo do meio. Em seguida, completou: “Nós gostamos de coisa boa, queremos tudo de primeira”.
O episódio aconteceu durante uma cerimônia em que o governo federal anunciou R$ 464,8 milhões em ações nas áreas de saúde, educação e habitação. A agenda foi a última do presidente antes do início das restrições previstas pelo calendário eleitoral, que entram em vigor neste sábado (4/7), a três meses do primeiro turno das eleições.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasAnúncios de entregas e investimentos na saúde
Grande parte do discurso de Lula foi dedicado à saúde bucal. O presidente afirmou que considera inaceitável encontrar jovens adultos que perderam os dentes por falta de acesso a atendimento odontológico e relacionou esse cenário às condições de pobreza enfrentadas por parte da população.
“Não tem nada que me incomoda mais neste país do que você estar em um ato público e ver pessoas de 20 anos ou 30 anos sem dente na boca”, afirmou.
Lula também recordou um período em que, segundo ele, próteses dentárias eram distribuídas em atos públicos de forma improvisada. Para o presidente, esse modelo simbolizava a desigualdade no acesso à saúde e reforça a necessidade de ampliar os investimentos na área.
Ao defender a ampliação do programa Brasil Sorridente, o petista afirmou que a intenção do governo é oferecer tratamentos mais modernos à população, incluindo limpeza, restaurações, tratamento de canal e confecção de próteses com tecnologias de escaneamento digital e impressão em 3D.
Entre os anúncios feitos durante a cerimônia estão a entrega de ambulâncias, consultórios odontológicos móveis, equipamentos para unidades de saúde, veículos para transporte de pacientes e novos investimentos em hospitais. Também foi inaugurada a Unidade Oncológica Dona Lindu, do Hospital do Amor, em Garanhuns (PE), que recebeu recursos federais e terá capacidade para realizar cerca de 20 mil atendimentos por mês.


