metropoles.com

Lula decide desfilar em carro aberto na cerimônia de posse em Brasília

Equipe de segurança chegou a cogitar a possibilidade de o desfile ser em carro blindado. No entanto, Lula optou pelo Rolls-Royce conversível

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida mostra Rolls-Royce que será usado na posse de Lula - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Rolls-Royce que será usado na posse de Lula - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai desfilar em carro aberto em sua cerimônia de posse. A equipe de segurança de Lula chegou a cogitar a possibilidade de o petista utilizar um veículo blindado. Neste domingo (1º/1), no entanto, foi confirmada a passagem pela Esplanada dos Ministérios no tradicional Rolls-Royce Silver Wraith, de 1952, um automóvel conversível.

Lula rejeitou a recomendação da segurança e optou pelo carro aberto para estar em contato com o público. O presidente da República eleito considerou que não pode ficar refém de ameaças. Entretanto, em caso de chuva o veículo fechado pode ser utilizado.

O trajeto do desfile será da Catedral de Brasília para o Congresso Nacional. Segundo publicou o colunista do Metrópoles Igor Gadelha, caberá ao sargento do Exército Elias Reis dirigir o veículo – que já passou pelo “crivo” de um cão da equipe antibomba.

Elias é um dos assessores de Lula como ex-presidente da República. Segundo apurou a coluna, foi o próprio militar quem pediu para pilotar o carro na posse.

Movimentação na Esplanada

A Esplanada dos Ministérios começou a receber o público para a posse do presidente eleito nas primeiras horas da manhã deste domingo (1°/1). Apoiadores do novo chefe do Executivo Federal chegaram cedo, na tentativa de conseguir o melhor lugar para vê-lo subir a rampa do Palácio do Planalto.

Por volta das 9h, a fila formada alcançava quilômetros de extensão, na altura da 202 Norte. Do Eixo Cultural Ibero-Americano até a Rodoviária do Plano Piloto, o público também enfrenta longa espera para acessar a Esplanada.

Em alguns pontos, a fila passa de 4km. Antes das 7h, diversas caravanas e pedestres ocupavam as vias de acesso N1 e S1, rumo ao gramado central da Esplanada dos Ministérios, de onde cerca de 300 mil pessoas acompanharão o evento. Na região, ambulantes vendem bandeiras, camisetas, alimentos e bebidas.

0

O cortejo que desfilará pela Esplanada sairá da Catedral Metropolitana com destino ao Congresso Nacional às 14h.

A passagem da faixa está marcada para começar às 15h. Na Praça dos Três Poderes, onde o público verá de perto Lula colocar a faixa presidencial, a capacidade máxima é de 40 mil espectadores.

Veja vídeo da movimentação:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações