metropoles.com

Luiz Fux e Augusto Aras marcam reunião para esta sexta

Encontro entre o presidente do Supremo Tribunal Federal e o procurador-geral da República ocorre em momento de crise entre os Poderes

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente do STF, Luiz Fux
1 de 1 Presidente do STF, Luiz Fux - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, vai receber o procurador-geral da República, Augusto Aras, para uma reunião na sede da Corte nesta sexta-feira (6/8). A agenda entre o chefe do Poder Judiciário e o representante do Ministério Público será às 12h.

O encontro ocorrerá num momento de muita tensão entre o Judiciário e o Executivo federal. O ministro Fux discursou nesta quinta acusando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de atacar ministros da Corte e cancelou a reunião que vinha alinhando entre os presidentes dos Três Poderes.

Bolsonaro foi incluído nesta semana como investigado no inquérito das fake news por decisão do ministro Alexandre de Moraes e a PGR ainda não se manifestou.

Embates

“O presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial aos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Além disso, sua excelência mantém a divulgação de interpretações equivocadas de decisões do Plenário, bem como insiste em colocar sob suspeição a higidez do processo eleitoral brasileiro”, disse Fux mais cedo, em sessão do Supremo.

“Diante dessas circunstâncias, o Supremo Tribunal Federal informa que está cancelada a reunião outrora anunciada entre os chefes de Poder, entre eles o presidente da República. O pressuposto do diálogo entre os Poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes”, continuou o magistrado.

Bolsonaro respondeu em sua live de quinta nas redes sociais: “Quanto à nota do ministro Fux, é um direito dele fazer a nota. Ele havia me convidado para a reunião de chefes de Estado [Bolsonaro quis dizer Poderes]. Sem falar comigo, resolveu decidir”, disse Bolsonaro durante sua transmissão.

Na live, o presidente disse que em suas palavras não há “ataques ao STF”. “Zero”, ressaltou. O chefe do Executivo federal. ainda disse que está disponível e aberto ao diálogo com os Poderes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?