metropoles.com

Lira confirma a líderes apoio a Hugo Motta para presidência da Câmara

Eleição para a presidência da Câmara dos Deputados será realizada em fevereiro de 2025

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente da Câmara dos Deputados , Arthur Lira (PP-AL) faz sinal com a mão - Metrópoles
1 de 1 Presidente da Câmara dos Deputados , Arthur Lira (PP-AL) faz sinal com a mão - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a líderes partidários, nesta quarta-feira (11/9), que vai apoiar o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), na disputa para a presidência da Casa no próximo ano. A informação foi confirmada por Odair Cunha (PT-MG), líder do PT na Câmara.

“O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou hoje, em almoço com líderes partidários, que apoia o nome de Hugo Motta (Republicanos-PB) para sua sucessão, como um nome qualificado para a construção da unidade na Casa”, publicou Odair Cunha (PT-MG).

O petista destacou que vai submeter o nome de Motta à bancada de seu partido para avaliação.

Lira adiou o anúncio de seu apoio, inicialmente fixado para o fim de agosto, depois de reviravoltas no tabuleiro da disputa. O líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), era visto como preferido do alagoano para a escolha, mas foi preterido.

Hugo Motta é visto como nome capaz de construir maior consenso, e conta com aval também do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O paraibano tem 35 anos e está em seu quarto mandato como deputado federal, com bom trânsito entre parlamentares de diferentes vertentes ideológicas.

Apesar da escolha de Lira, outros candidatos não desistiram de seguir na disputa. Elmar Nascimento e Antônio Brito (BA), líder do PSD, firmaram um acordo que inclui também a sucessão na presidência do Senado Federal.

Como mostrou o Metrópoles, o acordo firmado estabelece que Antônio Brito, líder do PSD, e Elmar vão manter as candidaturas por enquanto. Entretanto, nos próximos meses, somente o nome que mais angariar apoios se manterá na disputa.

Para tentar frear o favoritismo de Motta na Câmara, a cúpula do União e do PSD também selaram um acordo em relação ao Senado Federal. Atualmente, o favorito na disputa é o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

A aliança firmada na segunda envolve o direito do PSD de ficar com a vice-presidência do Senado, se houver reciprocidade de ambos os partidos na Câmara.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?