metropoles.com

Lesa Pátria: presos do 8 de Janeiro chegam a 50, e 159 estão foragidos

Operação Lesa Pátria busca réus que financiaram e fomentaram os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Invasão do Congresso Nacional em 8 de janeiro de 2023
1 de 1 Invasão do Congresso Nacional em 8 de janeiro de 2023 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O número de presos na nova fase da Operação Lesa Pátria da última quinta-feira (6/6) chegou a 50, segundo atualização feita pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (7/6). A PF continua realizando diligências para localização e captura de outros 159 condenados ou investigados considerados foragidos.

As 50 pessoas foram presas nas seguintes unidades da Federação: Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Distrito Federal. As apurações da PF também mostraram que cerca de 65 pessoas consideradas foragidas entraram na Argentina e pediram refúgio no país. Nenhum dos procurados passou pelos controles migratórios.

Os alvos são condenados que não se apresentaram para cumprir pena, ou seja, foragidos. A ação também abrange investigados que descumpriram medidas judiciais, como aqueles que não fizeram uso de tornozeleira eletrônica, ausentaram-se do domicílio sem comunicar o juízo e apresentavam risco de fuga.

O objetivo da operação era capturar réus que financiaram e fomentaram os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

0

Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumpridos em 18 estados e no Distrito Federal.

Ao longo de 27 fases, a Operação Lesa Pátria realizou centenas de prisões em face de vândalos, financiadores, autoridades omissas e incitadores dos crimes realizados no início do ano passado.

Segundo o governo, são investigados os seguintes crimes:

  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • dano qualificado;
  • associação criminosa;
  • incitação ao crime; e
  • destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas sobre o número de mandados cumpridos e pessoas capturadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?