metropoles.com

Laudo da PF: Fernando Henrique Cardoso pediu SOS a Marcelo Odebrecht

Em e-mail, FHC pede doações para dois candidatos tucanos ao Senado: Antero Paes de Barros (MT) e Flexa Ribeiro (PA)

atualizado

Compartilhar notícia

JF DIORIO/Agência estado
Fernando Henrique Cardoso
1 de 1 Fernando Henrique Cardoso - Foto: JF DIORIO/Agência estado

Laudo da Polícia Federal (PF) vinculado à ação penal na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu na Operação Lava Jato possui registros de e-mails enviados por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 2010, ao empresário Marcelo Odebrecht. Nas mensagens, o político pede doações para dois candidatos tucanos ao Senado: Antero Paes de Barros (MT) e Flexa Ribeiro (PA). As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Segundo a reportagem, em um dos e-mails, FHC cita pedido de SOS para ajudar na campanha. “Recordando nossa conversa no jantar de outro dia, envio-lhe um SOS. O candidato ao senado pelo PSDB, Antero Paes de Barros, ainda está em segundo lugar, porém, a pressão do governismo, ancorada em muitos recursos, está fortíssima”, afirmou FHC, em e-mail a Marcelo Odebrecht, em 13 de setembro de 2010.

Em seguida, dados bancários são revelados no teor da mensagem. No entanto, não há citação de valores. Fernando Henrique Cardoso completa o e-mail perguntando se “seria possível ajudá-lo?”.

“Envio abaixo os dados bancários: Eleição 2010, Antero Paes de Barros Neto – senador, Banco do Brasil, agência 3325-1, conta-corrente 31801-3, CNPJ 12189840/0001-23. Com um abraço, Fernando Henrique”, completou.

De acordo com O Estado de S. Paulo, no mesmo dia, o empresário da Odebrecht respondeu: “Presidente, estou fora até amanhã, mas na 4ª dou uma olhada e retorno. Fique tranquilo (no que depender de nós)”.

Na época, Fernando Henrique Cardoso era presidente de honra do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e não ocupava cargo público. O tucano não é investigado na Lava Jato. Ele afirmou que, se houve solicitações, foram “legais”. “Posso ter pedido, mas era legal. Não sei se deram e não foi a troco de decisões minhas, pois eu estava fora dos governos”, disse ele. Os outros citados não foram localizados pela reportagem.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?