metropoles.com

STF julgará na terça se Flávio Bolsonaro tem foro no caso das rachadinhas

Ministério Público pede que o processo contra filho do presidente seja julgado pela primeira instância do Tribunal de Justiça do Rio

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
flavio-bolsonaro
1 de 1 flavio-bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, na próxima terça-feira (31/8), se o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) tem direito ou não ao foro privilegiado no caso das supostas rachadinhas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

O Ministério Público pede que o processo seja julgado pela primeira instância do Tribunal de Justiça do Rio. O tema está sob relatoria do ministro Gilmar Mendes.

O MP quer que o STF derrube a decisão que reconheceu o foro privilegiado de Flávio e, com isso, definiu que o caso deveria ser julgado na segunda instância, pelo Órgão Especial do tribunal.

De acordo com o MPRJ, o filho do presidente não tem direito ao foro privilegiado porque o STF já definiu que a garantia vale apenas para casos em que os supostos crimes têm relação com o mandato, ou foram cometidos em função do cargo.

Na época do caso das rachadinhas, Flávio Bolsonaro era deputado estadual na Alerj.

O caso das rachadinhas

A prática da “rachadinha” consiste em conceder vagas no setor público em troca de parte do salário do funcionário.

De acordo com as investigações, Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio, movimentou R$ 1,2 milhão em conta bancária entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017. O Coaf identificou que outros servidores do gabinete de Flávio na época repassaram parte dos salários a Queiroz, na maioria das vezes em datas próximas ao pagamento na Alerj.

A suspeita do MP-RJ é de que o ex-assessor recolhia o dinheiro para si próprio ou para entregar ao então deputado estadual, hoje senador.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?