metropoles.com

Preso em Natal, Henrique Eduardo Alves será transferido para Brasília

O ex-ministro do governo de Michel Temer (PMDB) ficará em uma cela na carceragem da Superintendência da Polícia Federal

atualizado

Compartilhar notícia

henrique 3
1 de 1 henrique 3 - Foto: null

Ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-ministro do Turismo no governo Michel Temer, Henrique Eduardo Alves (PMDB), preso na última terça-feira (6/6) no âmbito da Operação Manus, será transferido para Brasília. A decisão é do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do DF.

Em um desdobramento da Operação Lava Jato, Alves é investigado por participar de um esquema de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal, para a Copa do Mundo de 2014. Segundo a Polícia Federal, o sobrepreço chegou a R$ 77 milhões.

O magistrado do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) acolheu petição do Ministério Público Federal (MPF) que pede o cumprimento e a manutenção da prisão provisória de todos os investigados no Processo Criminal nº 0000206-62.2017.4.05.8400 no Sistema Penitenciário do Distrito Federal. A decisão foi condicionada à aprovação do juiz da 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, que concordou com a transferência. Ela deve ocorrer nos próximos dias.

A Polícia Federal também foi comunicada da decisão. No documento assinado pelo juiz, em 7 de junho, ele pede que o Departamento de Polícia Federal (DPF) tome as providências acerca das transferências e dos traslados.

De acordo com o documento, a prisão preventiva de Henrique Eduardo Alves deve ser cumprida na carceragem da Superintendência da Polícia Federal. Os outros presos os investigados com decretação de prisão — Vitor Hugo dos Santos Pinto, José Augusto Ferreira e André Luiz de Souza também devem ser encaminhados ao DF.

A reportagem não conseguiu entrar em contato com a defesa do ex-ministro de Temer.

Arte/Metrópoles
Eduardo Cunha
Entre os envolvidos no processo, fica excluído do pedido de transferência apenas o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele permanecerá no Complexo Médico-Penal de Pinhais (PR), onde já se encontra recolhido.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?