metropoles.com

Greenfield: Justiça aceita denúncia contra Temer no Decreto dos Portos

Segundo a ação, o ex-presidente teria favorecido empresas do setor portuário em troca de propina. Procuradores analisam pedido de prisão

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Michel Temer prisão cadeia
1 de 1 Michel Temer prisão cadeia - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Justiça Federal aceitou, nessa segunda-feira (29/04/2019), denúncia ratificada pela Operação Greenfield contra o ex-presidente Michel Temer. A ação é referente ao Inquérito dos Portos e torna réus, além do ex-chefe do Executivo, outros cinco investigados, incluindo o coronel Lima e Rodrigo Rocha Loures.

A acusação aponta irregularidades na aprovação do decreto assinado por Temer, que teria favorecido empresas do setor portuário, supostamente responsáveis pelo acerto de propina ao emedebista. Segundo as diligências, R$32,6 milhões teriam sido movimentados de forma ilegal.

O recebimento da denúncia foi assinado pelo juiz federal Marcus Vinícius Reis Bastos. Na decisão, o magistrado afirmou que a peça se fez acompanhar de documentos que lhe conferem verossimilhança.

Nesse sentido, destacou declarações prestadas por Joesley Batista e Ricardo Saud, mensagens trocadas entre Rocha Loures e Ricardo Mesquita, um contrato de prestação de serviço entre a Argeplan e a Rodrimar e uma planilha apreendida no apartamento de Carlos Alberto Costa.

A força-tarefa afirma que as tratativas relacionadas à aprovação do decreto teriam iniciado ainda em 2013. No entanto, as negociações ganharam mais agilidade quando Michel Temer assumiu a Presidência da República. De acordo com a Greenfield, há também registros da atuação do ex-presidente em negociações ligadas ao setor portuário desde 1998.

Pedidos de prisão
A força-tarefa solicitou, um dia após o envio da ratificação da denúncia, a prisão preventiva de Michel Temer, Coronel Lima e Carlos Alberto Costa. O pedido, no entanto, foi indeferido pela Justiça na tarde dessa segunda (29/04/2019). Os procuradores irão analisar a decisão e estudam recorrer.

Ao solicitar as prisões, a Greenfield argumentou a necessidade de resguardar a integridade das investigações e da instrução criminal, bem como as ordens econômica e pública.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?