metropoles.com

CPMI dos Correios: Gilmar Mendes arquiva inquérito contra Aécio Neves

A ação foi instaurada com base na delação premiada do ex-senador Delcídio Amaral

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Sabatina na CCJ do Senado Federal – Brasília(DF), 21/02/2017
1 de 1 Sabatina na CCJ do Senado Federal – Brasília(DF), 21/02/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu, nesta terça-feira (23/10), a um pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e arquivou um inquérito que apurava se Aécio Neves (PSDB) e outros políticos teriam praticado crime durante os trabalhos da CPMI dos Correios. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

A ação também investigaria se teria havido conivência do então presidente da Comissão, o então senador Delcídio Amaral, de modo a beneficiar Aécio e Clésio de Andrade, governador e vice-governador de Minas, respectivamente, à época. O inquérito foi instaurado com base na delação premiada de Delcídio.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquéritos (CPMI) dos Correios foi criada em 2005 para investigar denúncias do mensalão.

Segundo Delcídio, o Banco Rural “operaria relações financeiras ilícitas entre Marcos Valério e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais”. Aécio e Clésio, de acordo com a delação, temiam que tais informações fossem repassadas para a CPMI dos Correios.

Prorrogação
Delcídio afirmou, ainda, que, durante a CPMJ dos Correios, “foi procurado por Eduardo Paes, então secretário-geral do PSDB, que, na condição de emissário de Aécio Neves, solicitou-lhe a prorrogação do prazo concedido ao Banco Rural para que este modificasse as informações bancárias encaminhadas à CPMI de modo a impedir a vinculação de empréstimos fraudulentos realizados pelas empresas de Marcos Valério”.

Ao solicitar o arquivamento do inquérito, a procuradora-geral enfatizou “ausência de justa causa para ação penal e inexistência de outras diligências úteis”.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?