metropoles.com

Belo Monte: PGR pede arquivamento de inquérito contra Renan Calheiros

A investigação é de 2017 e, após cinco anos, não foram identificadas provas contra o senador, acusado de suposto desvio de recursos

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Rena Calheiros - Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva do ex-ministro de Estado da Saúde Luiz Henrique Mandetta
1 de 1 Rena Calheiros - Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva do ex-ministro de Estado da Saúde Luiz Henrique Mandetta - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento de inquérito contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que investigou supostos repasses ilícitos ao parlamentar provenientes da instalação e construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

A investigação é de 2017 e, após cinco anos, não foram identificadas provas contra o congressista. A informação foi confirmada ao Metrópoles pela assessoria de imprensa do senador.

No pedido de arquivamento, a Procuradoria-Geral da República (PGR) defende que, “não havendo mais linha investigativa a se seguir no ponto, a única providência a ser tomada em relação aos fatos é o arquivamento da apuração”. A decisão ainda precisa ser respaldada pelo ministro Edson Fachin.

A investigação contra Renan foi autorizada pelo STF em 2016 e abrangeu outros integrantes da então bancada do MDB no Senado à época, como Romero Jucá (RR), Valdir Raupp (RO) e Jader Barbalho (PA). A apuração era um desdobramento de informações obtidas pela PGR após a delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral.

Em nota, a assessoria de imprensa de Calheiros afirmou que “este caso foi mais um dos absurdos de denúncias sem prova e perseguição e abusos de membros do Ministério Público Federal” contra. “De 32 investigações, restam apenas sete, que também serão arquivadas por serem ineptas”, enfatizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?