metropoles.com

Justiça libera leilão da Avianca, mas venda pode não sair do papel

Desembargadores vão analisar recursos que questionam a legalidade do plano de recuperação judicial da empresa

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
avianca avião aeroporto
1 de 1 avianca avião aeroporto - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Quarenta dias após suspender o leilão de ativos da Avianca Brasil, o colegiado de desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) decidiu, nesta segunda-feira (17/06/2019), retomar a negociação financeira.

Contudo, a realização do leilão ainda não está garantida. Isso porque os desembargadores vão analisar outros recursos que questionam a legalidade do plano de recuperação judicial da empresa aérea.

O leilão estava suspenso desde o dia 7 de maio, para atender a um pedido da Swissport Brasil, que atua com serviços de logística em aeroportos. A empresa questionou a legitimidade da venda de direito de pousos e decolagens juntamente com os ativos da companhia. Voos foram cancelados em todo o país. 

Caso a recuperação judicial receba o respaldo do TJSP, a Avianca Brasil poderá manter o plano de colocar em leilão sete unidades produtivas isoladas (UPIs), com slots (autorizações de pouso e decolagem) nos principais aeroportos brasileiros. Estão credenciadas para participar do leilão três empresas do setor: Azul, Gol e Latam.

A Avianca vive uma profunda crise financeira e está com a operação em alguns aeroportos em risco pelo não pagamento de taxas aeroportuárias. A empresa pediu recuperação judicial em dezembro de 2018. À época, a aérea acumulava dívida de R$ 493,8 milhões.

A empresa alega que a crise é reflexo da forte recessão econômica enfrentada pelo país desde 2014, aliada ao aumento do combustível e à variação do câmbio. A Avianca chegou a ser a quarta maior companhia aérea do país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?