metropoles.com

Júri condena skinhead a 12 anos de prisão por espancar judeus no RS

Em maio de 2005, três amigos judeus foram brutalmente atacados por skinheads em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

atualizado

Juliano Verardi/TJRS
juri-dos-skinheads-acusados-de-espancar-judeus-em-porto-alegre

Após quatro dias de julgamento, o júri determinou a condenação de um dos três homens acusados de atacar um grupo de judeus, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em maio de 2005, três amigos judeus foram brutalmente atacados por skinheads, grupo de ideologia neonazista.

O anúncio da sentença foi feito pela juíza de Direito Lourdes Helena Pacheco da Silva na madrugada deste sábado (1º/4), informou o site do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

Leandro Maurício Patino Braun, de 41 anos, foi condenado a 12 anos e 8 meses de prisão, em regime fechado, por tentativa de homicídio duplamente qualificado. Ele não poderá recorrer em liberdade. Os outros dois: Valmir Dias da Silva Machado Júnior, de 43 anos, e Israel Andriotti da Silva, de 41 anos, foram absolvidos.

Entenda o caso 

Na madrugada daquele ano, Rodrigo Fontella Matheus, Edson Nieves Santanna Júnior e Alan Floyd Gipsztejn caminhavam pelo bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, quando foram cercados e atacados por skinheads.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, duas das três vítimas usavam quipás (pequeno chapéu usado por judeus), o que contribuiu para a identificação do grupo criminoso contra os rapazes.

Alan e Edson conseguiram fugir e entraram em um bar – mas Edson foi atingido por facadas no antebraço e no abdômen. Rodrigo foi espancado e esfaqueado e só se salvou porque foi socorrido por testemunhas.

Vale destacar que o julgamento desta semana se refere a tentativa de homicídio de Rodrigo. Já em outros julgamentos ocorridos nos anos de 2018 e 2019, outros cinco foram condenados.

De acordo com testemunhas, o grupo de agressores estava dentro do bar Pinguim quando avistaram os rapazes em frente ao estabelecimento.

Outros réus

  • Daniel Sperck – condenado por tentativa de homicídio triplamente qualificado, em 23/03/19, a 14 anos de prisão.
  • Leandro Jachetti – condenado por tentativa de homicídio triplamente qualificado, em 23/03/19, a 14 anos de prisão.
  • Marcelo Moraes Cecílio – em 23/03/19, houve a desclassificação do crime, que passou a ser o de lesão corporal leve. Foi extinta a punibilidade.
  • Laureano Vieira Toscani – Condenado por tentativa de homicídio triplamente qualificado, em 19/09/18, a 13 anos de prisão.
  • Thiago Araújo da Silva – Condenado por tentativa de homicídio triplamente qualificado, em 19/09/18, a 13 anos de prisão.
  • Fábio Roberto Sturm – Condenado por tentativa de homicídio triplamente qualificado, em 19/09/18, a 12 anos e oito meses.






Quais assuntos você deseja receber?