metropoles.com

Jovem que fugiu de casa em MG há meses é encontrada com ciganos em GO

Adolescente de 14 anos saiu de casa em Januária (MG), em junho, deixou a família desesperada e foi localizada com ciganos em Iaciara (GO)

atualizado

Compartilhar notícia

Conselho Tutelar de Iaciara
dia do encontro da família com a filha em minas gerais
1 de 1 dia do encontro da família com a filha em minas gerais - Foto: Conselho Tutelar de Iaciara

Goiânia – O Conselho Tutelar de Iaciara, cidade do nordeste goiano, localizou uma adolescente de 14 anos que havia fugido de casa em Minas Gerais, há mais de cinco meses. Ela estava vivendo com uma família de ciganos em Goiás, a 600 km de sua cidade.

Ela saiu de casa durante a madrugada, em junho, sem dar notícia ou deixar algum indício de possível localização. Os pais ficaram desesperados, registraram o desaparecimento da jovem na polícia. Só agora, por um acaso, ela foi encontrada.

encontra-familia2
Reencontro de mãe e filha

Amizade virtual

Conforme o apurado, a garota mantinha conversa com um dos filhos dos ciganos pela internet já há algum tempo e expressava com frequência o desejo de sair da casa dos pais, em Januária (MG). Na madrugada do dia 3 de junho, ela fugiu com a “nova família”.

Nesse período de sumiço, a garota ficou perambulando de cidade em cidade, com os ciganos, até que eles se instalaram numa casa em Iaciara, município que fica a 505 quilômetros de Goiânia. O aparelho celular que ela tinha foi vendido para comprar alimento.

No dia 21/11, o caso foi descoberto pelo Conselho Tutelar, que entrou em contato com as autoridades mineiras e promoveu o reencontro de pais e filha. A garota foi levada, no dia 24/11, até a cidade de Buritis (MG) e entregue aos responsáveis.

O acaso

O conselheiro Júlio César Pereira contou ao Metrópoles que a situação foi descoberta por um acaso. A mãe da família de ciganos havia feito uma denúncia de maus-tratos sofridos pela filha dos vizinhos que moravam na casa ao lado. Com a averiguação feita pelos conselheiros, o alvo acabou virando-se na direção da casa dela.

Vizinhos e pessoas que moram na mesma rua começaram a relatar o caso da adolescente que vivia com a família de ciganos. Procurados, eles disseram, em primeiro momento, que a jovem era filha deles, mas tudo mudou em menos de 24h.

Receoso do que poderia acarretar, o pai cigano foi até o Conselho Tutelar no dia seguinte, acompanhado por um advogado, e relatou o caso voluntariamente. Ele revelou toda a história e foi liberado, após entregar a garota.

A jovem foi resgatada, levada para um abrigo municipal, onde ficou por dois dias e, em seguida, entregue à família, em Minas Gerais. Os ciganos deixaram Iaciara, assim que a menor foi pega pelo Conselho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?