metropoles.com

Irmãos Wesley e Joesley Batista vão integrar comitiva de Lula à China

Além de empresários, comitiva será integrada por parlamentares, governadores e ministros de Estado. Lula viaja para a China no fim do mês

atualizado

Compartilhar notícia

JBS/DIVULGAÇÃO
wesley-joesley-batista-11
1 de 1 wesley-joesley-batista-11 - Foto: JBS/DIVULGAÇÃO

Os irmãos Joesley e Wesley Batista, empresários do grupo J&F, da JBS, vão compor a comitiva de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante viagem à China. As informações são do jornal O Globo.

Ao contrário do que ocorre com ministros, secretários e assessores, por exemplo, o governo federal não arcará com o custo das despesas dos empresários ao país.

Além de empresários, a comitiva será integrada por parlamentares, governadores e ministros de Estado.

Os irmãos Batista são filhos de José Batista Sobrinho, fundador da JBS, multinacional brasileira que atua na área de alimentos. Joesley e Wesley são acionistas controladores da companhia por meio da J&F Investimentos.

Em 2017, Joesley gravou o então presidente Michel Temer (MDB) supostamente dando aval para a compra do silêncio do deputado cassado e ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O objetivo era evitar que Cunha fizesse delação depois de ser preso na operação Lava Jato.

Relembre o diálogo:

Joesley Batista: “Agora, o negócio dos vazamentos. O telefone lá [inaudível] com o Geddel, volta e meia citava alguma coisa meio tangenciando a nós, e não sei o que. Eu estou lá me defendendo. Como é que eu… o que é que eu mais ou menos dei conta de fazer até agora. Eu tô de bem com o Eduardo, ok.

Temer: “Tem que manter isso, viu [inaudível]”.

Viagem à China

Lula irá à China no fim do mês. Em Pequim, capital chinesa, estão previstos encontros com o presidente Xi Jinping, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.

A China será o quarto país que Lula visita desde que tomou posse, em janeiro deste ano. Desde que retornou ao comando do Palácio do Planalto, o presidente já visitou Argentina, Uruguai e Estados Unidos.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009. Em 2022, segundo dados oficiais, a corrente de comércio (exportações e importações juntas) atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?