metropoles.com

Iphan publica diretrizes para combate a incêndio em bens tombados

Medida foi publicada dois dias após o Museu Nacional do Rio de Janeiro ter sido alvo de incêndio

atualizado

Compartilhar notícia

JOSE LUCENA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
1 de 1 - Foto: JOSE LUCENA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) editou portaria responsável por trazer diretrizes para a elaboração e análise de Projetos de Prevenção e Combate a Incêndios e Pânico (PPCIP) em edificações tombadas e naquelas inscritas na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário. O ato está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (6/9) e ocorre dias depois que o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, foi consumido em chamas no último domingo (2).

De acordo com a portaria, caberá ao instituto a análise quanto à preservação da integridade do bem e eventuais recomendações de alternativas às propostas específicas de prevenção e combate ao incêndio e pânico para reanálise do Corpo de Bombeiros. “O PPCIP deverá observar o mínimo de impacto no bem”, cita o texto.

A norma orienta a adoção de “medidas complementares mitigadoras”, caso não seja possível aplicar soluções que garantam a preservação do bem. Dentre essas medidas, estão: controle de população de acordo com unidades de passagem disponíveis; aplicação de material retardante de chamas; controle de fumaça; sistemas de gases inertes ou chuveiros automáticos; brigada de incêndio; consideração de portas secundárias; sistema de alarme, detecção e combate a incêndio; e instalação de hidrantes públicos próximo à edificação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?