Inverno em Goiás? No auge do calor, temperatura pode ultrapassar 40ºC
Inmet emitiu alerta sobre a alta nas temperaturas e o perigo de uma onda de calor em Goiás; umidade pode chegar aos 12%
atualizado
Compartilhar notícia

Goiânia – De acordo com o calendário, a estação vigente no Brasil ainda é o inverno, já que a primavera só começa no próximo dia 22 de setembro. No entanto, para os goianos, o clima ameno existe apenas no nome da estação. O calor toma conta do estado que pode registrar temperaturas na casa dos 40ºC, conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nessa terça-feira (13/9).
Conforme a previsão, a temperatura pode ficar até 5ºC acima da média por cerca de três dias, o que deve aumentar o calorão em todo o estado. Na capital, os termômetros podem registrar máxima de 39°C. Na Região Oeste, o cenário é pior: 41ºC. No norte do estado, esta semana, já houve registros de 42ºC.
A situação climática favorece incêndios e doenças respiratórias, principalmente, pela baixa umidade do ar, que pode cair para 12% em grande parte dos municípios.

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Umidade pode chegar a 12% Vinícius Schmidt/Metrópoles

Período exige maior hidratação Vinícius Schmidt/Metrópoles

Altas temperaturas favorecem incêndios e doenças respiratórias Vinícius Schmidt/Metrópoles

Temperaturas podem chegar na casa dos 40ºC Vinícius Schmidt/Metrópoles

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia enfrenta altas temperaturas Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia pode chegar a 39ºC nesta quarta Vinícius Schmidt/Metrópoles

Capital está a 122 dias sem chuvas Vinícius Schmidt/Metrópoles

Sensação térmica pode ser até 4ºC superior que a temperatura dos termômetros Vinícius Schmidt/Metrópoles

Em razão do período seco, é importante aumentar a hidratação Vinícius Schmidt/Metrópoles

Inmet emitiu alerta para as altas temperaturas Vinícius Schmidt/Metrópoles
Mais calor
Ao Metrópoles, o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, disse que o calor é característico do inverno goiano, que já acumula mais de 120 dias de estiagem.
Segundo ele, existe um prognóstico de chuva somente entre os dias 20 e 21 deste mês, no entanto, apenas para a região sudoeste do estado (que normalmente já é a mais fresca do estado) em razão de uma frente fria. O restante do estado deve continuar mergulhado em muita seca e temperaturas sufocantes.
“Para os próximos dias, não temos uma tendência de mudança no cenário. Então, o calor continua. A chuva é um regulador de temperatura, mas esse prognóstico que apareceu hoje é apenas para a região sudoeste. Mas neste ano, em razão de algumas massas de ar frio, o calor só começou em setembro, agosto foi um mês mais ameno”, disse ele.
A possibilidade de precipitação é de 40%, no entanto, o índice pode mudar com a proximidade da data, já que o prognóstico foi feito nesta terça-feira (13/9). Segundo André, o Cimehgo deve acompanhar a situação, já que essa área de instabilidade está mudando rapidamente.
Porém, em Goiânia, a chuva constante só deve chegar em meados de outubro.