Crianças brincando em parque de diversões

Iniciativa doa R$ 1,7 milhão para criação de playgrounds pelo Brasil

A plataforma de engajamento ChangeX e o movimento Unidos Pelo Brincar selecionou 75 organizações, que já iniciaram as atividades

atualizado 03/05/2022 18:05

Crianças brincando em parque de diversõesGetty Images

A plataforma de engajamento ChangeX e o movimento Unidos Pelo Brincar se juntaram para constuir um ambiente que estimule a criatividade para crianças. Até o momento, as empresas já doaram R$ 1,7 milhão em financiamento para projetos de impacto voltados para o público infantil em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.

A iniciativa teve início no ano passado, quando recebeu 164 inscrições. Dessas, 75 organizações foram selecionadas para receber o fundo e já iniciaram o processo para desenvolver os espaços.

0

Nordeste teve destaque

Um dos projetos selecionados para receber o financiamento foi o Playground Ideas, localizado em um município de 2 mil habitantes no interior da Bahia. A área era historicamente rica por causa da exploração de diamantes no final de 1800, mas entrou em um sério declínio econômico e foi praticamente esquecida e por conta própria desde então.

Um grupo de voluntários, então, fundou uma escola comunitária local 100% financiada por doações e que hoje ensina 90 crianças da região. O projeto funciona s partir dos princípios da pedagogia projetual, mediada pela alfabetização estética e educação ambiental. O parque que eles estão construindo sob o Playground Ideas ficará em uma área aberta acessível para todas as crianças da cidade.

Outro projeto é o Formiguinhas brincantes, iniciativa que vai construir um parque dentro da Ocupação Carolina de Jesus. A comunidade foi criada em 2020, logo após o início da pandemia e já tem mais de 100 famílias que lutam com necessidades básicas, como água potável e energia.

Mais lidas
Últimas notícias