metropoles.com

Indicados por Lula para diretoria do BC passam por sabatina nesta 3ª

Ex-número 2 de Haddad, Gabriel Galípolo foi indicado por Lula para ocupar a Diretoria de Política Monetária, do Banco Central

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ ABJD
Gabriel Galípolo
1 de 1 Gabriel Galípolo - Foto: Reprodução/ ABJD

Os dois indicados por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a diretoria do Banco Central passam por sabatina no Senado nesta terça-feira (4/7).

Gabriel Galípolo e Ailton de Aquino Santos devem ser aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Depois da sabatina, os dois nomes ainda precisam ser passar por votação no plenário do Senado, para assumirem as funções.

O economista Gabriel Galípolo foi exonerado do cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda em junho. O ex-número 2 de Fernando Haddad atuou como presidente do Banco Fator entre 2017 e 2021 e fez parte do conselho da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Caso seja aprovado pelo Senado, Galípolo vai ocupar a Diretoria de Política Monetária, do BC.

Em maio, ao anunciar o nome de Galípolo para o BC, o ministro Fernando Haddad disse que a indicação pode favorecer a aproximação entre o governo e a instituição.

Hoje, essa relação está estremecida pelas críticas de Lula e de integrantes da base governista à resistência do presidente do BC, Roberto Campos Neto, em baixar as taxas de juros no Brasil.

Servidor do Banco Central desde 1998, o advogado Ailton Aquino Santos exerceu diversas funções na instituição. Ele deverá assumir a Diretoria de Fiscalização, do BC.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?