Retrospectiva 2018: Metrópoles quebra recordes e vence 20 prêmios

Além disso, Conceição Freitas, Guilherme Waltemberg e Érica Montenegro se unem à equipe de 200 profissionais do grupo de comunicação

atualizado 31/12/2018 18:35

Arquivo Pessoal

O Metrópoles encerra 2018 recheado de prêmios e recordes. O portal conquistou 20 troféus e certificados neste ano. Essas vitórias são resultado do esforço coletivo de 200 profissionais que, com apurado espírito de equipe, produzem trabalhos de qualidade e sedimentam credibilidade ao site, à rádio e à editora.

De janeiro a dezembro, nossos jornalistas publicaram 48.021 matérias. Entre os milhares de acontecimentos que marcaram a capital, o país e o mundo, os repórteres cobriram queda do viaduto no Eixão, greve dos caminhoneiros, Copa do Mundo, prisão de Lula, Eleições 2018, transição de governos e ainda o caso João de Deus.

Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
Conceição Freitas passa a escrever, três vezes por semana, crônicas sobre as cidades do DF

Além disso, a Redação, ao lado do Comercial, organizou três debates e duas sabatinas com os candidatos ao Governo do Distrito Federal. Ainda realizou entrevistas com os postulantes à Presidência e à Vice-Presidência do Brasil.

Listamos nossas maiores vitórias agora que o ano chega ao fim, já anunciando novidades e desafios para os próximos meses. O paulista Guilherme Waltemberg volta ao grupo: antes repórter, agora se soma à equipe como líder da editoria de Nacional na cobertura do governo Bolsonaro. A experiente jornalista Érica Montenegro chega para tirar do papel um desejado projeto do Metrópoles: a editoria de Saúde.

E, por fim, Conceição Freitas passa a escrever, a partir de 1° de janeiro de 2019, crônicas sobre as cidades do Distrito Federal. Três vezes por semana, os leitores do site poderão se deliciar com o texto de uma das melhores e mais sensíveis jornalistas da cidade.

Confira as grandes conquistas do portal:

1. O Metrópoles ganhou os maiores prêmios de jornalismo do país e do mundo. Na avaliação da Society for News Design, organização internacional considerada o Oscar do jornalismo gráfico, o Metrópoles teve seu trabalho reconhecido entre os melhores veículos do mundo. Reportagens do site foram premiadas pela instituição ao lado de publicações internacionais de peso, como The New York Times, The Washington Post, Wall Street Journal, Financial Times e The Guardian.

Além disso, o site foi indicado, ao Prêmio Gabriel García Márquez de Periodismo com veículos da Espanha, Venezuela, Costa Rica, do Paraguai, Reino Unido, México e Peru.

E mais: o portal se consagrou como tricampeão do CNT e bicampeão do Policiais Federais. Também transpôs barreiras e ganhou importantes títulos pela primeira vez: o portal venceu o V Prêmio Petrobras de Jornalismo, um dos mais respeitados do país. A matéria Abandonadas, assim caminham as escolas com as piores notas no Enem levou o Grande Prêmio Estácio de Jornalismo 2018, conferido ao melhor trabalho entre todos os concorrentes. Confira a lista completa de conquistas:

0

2. O site de notícias ainda quebrou recordes de acesso. Segundo o Google Analytics, no mês de agosto, 25 milhões de usuários únicos prestigiaram o Metrópoles. No mesmo período, o grupo acessou 173 milhões de páginas. Esses números nos colocam ao lado dos grandes portais de notícia do país, precisamente entre os 10 maiores, conforme levantamento da ComScore. Ainda de acordo com relatórios divulgados pela empresa americana, somos líderes de audiência no DF e o mais acessado do Centro-Oeste entre os players locais.

Na semana após o primeiro turno das Eleições 2018, o Metrópoles figurou no ranking dos 15 sites mais acessados do Brasil. A lista elaborada pelo Alexa, ferramenta comandada pela Amazon, foca em avaliação de tráfego da web e análise de dados. O portal aparece na frente de marcas como Netflix e Twitter.

3. O grupo também rompeu barreiras nas ondas do rádio. Em 8 de janeiro de 2018, a Rádio OK passou a se chamar Metrópoles FM. A nova programação manteve a qualidade já conhecida pelos ouvintes, mas incluiu na grade as informações produzidas pelo portal de notícias. Os resultados dos últimos 11 meses surpreenderam: a emissora foi a que mais cresceu, em 2018, no Distrito Federal. Segundo o Kantar IBOPE Media, na categoria Rádio FM/Web, a Metrópoles FM pulou da 16° colocação para a 7° posição e alcança por dia mais de 65 mil ouvintes no DF.

4. A equipe cresceu e se reorganizou. A união entre a equipe da rádio e a do portal reforça o comprometimento do grupo com o jornalismo multimídia. Ao todo, são mais de 200 profissionais entre jornalistas, fotógrafos, publicitários, videomakers, artistas, colunistas, programadores, locutores, produtores e sonoplastas. Nossa missão sempre foi e continuará sendo facilitar ao leitor todos os aspectos que nos competem. Nós apuramos, checamos, embalamos para presente – em um visual sempre amigável, de fácil acesso, de graça – e entregamos a notícia para o nosso público: rápida, se for o caso, e meticulosa, quando o conteúdo exige mais profundidade.

Últimas notícias