metropoles.com

Metrópoles vence prêmio da Sociedad Interamericana de Prensa (SIP)

O Premio a la Excelencia Periodística é uma das honrarias mais importantes do jornalismo iberoamericano

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Feliciano/Metrópoles
imagem de arco-iris em cima de plantação de dendê no sul do pará
1 de 1 imagem de arco-iris em cima de plantação de dendê no sul do pará - Foto: Rafaela Feliciano/Metrópoles

Pela terceira vez na história, o Metrópoles venceu o Premio a la Excelencia Periodística, concedido por La Sociedad Interamericana de Prensa (SIP) — uma das honrarias mais importantes do jornalismo iberoamericano. A matéria Ouro Líquido levou a categoria Cobertura de Notícias na Internet.

O concurso internacional reconheceu ainda trabalhos dos seguintes veículos: CNN en Español (EUA), Agence France-Presse (França), La Nación (Argentina), El Universal (México) e El Tiempo (Colombia).

Além do Metrópoles, O Globo representou o Brasil entre os vencedores. O jornal carioca levou a categoria fotografia pelo trabalho Mutilados.

A cerimônia de entrega de troféus acontece no dia 11 de novembro, durante a Asamblea Anual de la SIP, na Cidade do México. A organização do prêmio interamericano recebeu 1,286 inscrições de veículos da América do Norte, da América Latina, do Caribe e da Europa.

A reportagem

A matéria especial Ouro Líquido conta os detalhes de uma briga de território, no Sul do Pará, entre as comunidades ribeirinhas e as empresas que produzem dendê. Do Pará à Bahia, a jornalista Rebeca Borges e a fotógrafa Rafaela Felicciano percorreram 5,7 mil quilômetros para denunciar como a cadeia produtiva do dendê impacta povos quilombolas e indígenas.

Há histórico de trabalho análogo à escravidão, expropriação de comunidades tradicionais e impactos ambientais. A reportagem contém diversos recursos interativos produzidos pela equipe de arte, comandada por Gui Prímola. O designer Caio Ayres criou o desenho gráfico e os infográficos do especial a partir das imagens captadas por Cícero Pedrosa Neto.

Yanka Romão ilustrou o mito iorubá, Lohany Kayná narrou a história e Tauã Medeiros animou o vídeo. Leonardo Hladczuk editou os documentários que compõem a matéria. O material que chegou à redação foi coordenado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Leilane Menezes, Daniel Ferreira, Michael Melo e Pedro Bedê.

A reportagem já havia recebido uma medalha de excelência no prêmio The Best of Digital Design, organizado pela Society of News Design.  O trabalho venceu a categoria Design: Social Issues.

O prêmio

A SIP é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à defesa e à promoção das liberdades de imprensa nas Américas. Sediada em Miami, nos Estados Unidos, tem mais de 1.300 publicações do hemisfério ocidental credenciadas.

Grandes nomes do jornalismo brasileiro já venceram o Premio a la Excelencia Periodística da SIP. A jornalista Eliane Brum, por exemplo, levou em 2016 a categoria Opinião.

O Metrópoles já conquistou três vezes o Premio a la Excelencia Periodística. Em 2021, a matéria Carros-fortes, homens indefesos levou a categoria Cobertura de Notícias na Internet, e a reportagem Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas recebeu menção honrosa por Cobertura de Notícias para Celular. Na edição anterior, a matéria O Levante dos Ribeirinhos levou a categoria Meio Ambiente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?