metropoles.com

Metrópoles recebe troféu do Prêmio IREE de Jornalismo 2021

O portal de notícias levou Menção Honrosa na categoria Economia pela reportagem Maceió está Afundando, de Raphael Veleda e Igo Estrela

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Prêmio IREE de Jornalismo 2021 1
1 de 1 Prêmio IREE de Jornalismo 2021 1 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Metrópoles recebeu, na noite dessa quarta-feira (8/12), troféu por Menção Honrosa no Prêmio IREE de Jornalismo 2021. A reportagem Maceió está Afundando, de Raphael Veleda e Igo Estrela, foi eleita entre as homenageadas da noite na categoria Economia. Trabalhos do Estado de S. Paulo e do Uol também foram contemplados.

A reportagem premiada conta a história do afundamento de Maceió (AL). O movimento do solo condenou bairros inteiros e segue provocando a remoção emergencial de milhares de famílias, num êxodo urbano que está abalando todo o mercado imobiliário local – e a vida da cidade.

0

Em São Paulo para a cerimônia, Raphael Veleda recebeu o troféu entregue por Renato Andrade, diretor do jornal O Globo na capital paulista.

“Para mim, é uma honra estar aqui hoje e contar histórias. São bairros tradicionais, pessoas que moram ali há décadas e, de repente, viram tudo mudar. Ainda que você receba uma indenização da empresa, que é incerta, você perdeu seus vizinhos, sua rotina, a sua igreja”, disse Veleda.

2ª edição

Os vencedores foram anunciados na terça-feira (30/11), por meio dos canais digitais da instituição. O prêmio está na segunda edição e é oferecido pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), uma organização independente voltada à promoção do debate democrático para o aperfeiçoamento da interação dos setores público e privado.

A diretora-executiva do Metrópoles, Lilian Tahan, entregou o troféu à vencedora da categoria Política, conferido à série de podcasts Uol investiga: A vida secreta de Jair, de Juliana Dal Piva. Lilian integrou a comissão julgadora da premiação, ao lado de Daniela Lima, Guilherme Evelin, Raul Juste Lores e Renato Andrade.

“Todos nós que estamos aqui fomos impactados, não só nós, mas a população brasileira conheceu um pouco mais sobre o perfil do presidente Bolsonaro a partir de um relato muito bem feito, muito bem apurado e aprofundado”, declarou no discurso.

Breno Pires, de O Estado de S. Paulo, foi o vencedor da edição. Ele é autor de 20 reportagens sobre o orçamento secreto do governo federal. Já o prêmio de Economia e Negócios foi para as jornalistas Adriana Fernandes, Idiana Tomazelli e Gabriela Biló, também de O Estado de S. Paulo, autoras da reportagem A casa dos brasileiros. O trabalho Moradores pegam ossos de boi descartados em açougues para alimentar os filhos, de Bruna Barbosa Pereira, que escreveu a reportagem para o Uol em Cuiabá, também recebeu menção honrosa.

Maceió está Afundando

O Metrópoles passou uma semana em Maceió conversando com as comunidades atingidas, somando as consequências da tragédia e ouvindo especialistas para entender como isso tudo poderia ter sido evitado.

A reportagem multimídia conta com infográficos interativos, um documentário e imagens chocantes da tragédia. A inspiração do visual do material veio do álbum Unknown Pleasures, da banda Joy Division. A equipe de arte do Metrópoles, composta por Gui Prímola, Marcos Garcia e Tauã Medeiros, inverteu a capa do CD para dar a sensação de afundamento.

Para a trilha sonora do documentário, Gabriel Foster misturou o rock do grupo inglês com o coco de roda. A música tradicional alagoana era a trilha sonora dos bairros atingidos.

Allan Rabelo, Daniel Mendes e Saulo Marques desenvolveram os códigos para colocar o especial no ar. Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Lourenço Flores, Daniel Ferreira e Michael Melo editaram o material. Juliana El Afioni fez a revisão gramatical do texto.

Veículo premiado

Desde a inauguração, em setembro de 2015, o Metrópoles venceu 141 troféus e certificados; 29 são internacionais. A equipe já levou 14 medalhas no prêmio The Best of Digital Design, organizado pela Society of News Design, ganhou nove categorias do Prêmio Policiais Federais, e também conquistou seis CNTs e cinco Ñhs.

Em 2020, o Metrópoles se tornou o veículo de comunicação brasileiro mais premiado do ano. No ranking organizado pelo Jornalistas & Cia, o portal com sede em Brasília está na primeira posição, seguido por Rede Globo e Folha de S. Paulo. É a primeira vez que uma publicação de fora do eixo Rio-São Paulo lidera a lista.

Compartilhar notícia