metropoles.com

Imazon: Amazônia Legal registra o maior desmatamento em 14 anos

Dados do Instituto apontam que a região perdeu uma área de mata nativa equivalente à metade do território de Sergipe em 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo/Agência Brasil
Desmatamento
1 de 1 Desmatamento - Foto: Arquivo/Agência Brasil

De acordo com dados divulgados nessa segunda-feira (17/1) pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o desmatamento registrado na região em 2021 foi o pior dos últimos 14 anos.

Do início ao fim do ano, 10.362 km² de mata nativa foram destruídos, representando um avanço no desmatamentoo de 29% em comparação a 2020. As informações são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon, utilizado para monitorar a região por meio de imagens de satélites.

0

“Apesar do mês de dezembro ter apresentado uma redução de 49% no desmatamento, passando de 276 km² no mesmo período de 2020 para 140 km² em 2021, o recorde negativo anual é extremamente grave diante das consequências dessa destruição. Entre elas estão a alteração do regime de chuvas, a perda da biodiversidade, a ameaça à sobrevivência de povos e comunidades tradicionais e a intensificação do aquecimento global”, diz o comunicado divulgado pelo Imazon.

Dentre os nove estados que compõem a Amazônia Legal, apenas o Amapá não apresentou maior perda da floresta em relação a 2020. Segundo o instituto, o Pará possui a maior área desmatada, com 4.037 km² devastados, seguido pelo Amazonas,  com 2.071 km².

Ao cruzar os dados das áreas desmatadas com os do Cadastro Nacional de Florestas Públicas do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), os pesquisadores perceberam que quase metade da destruição registrada (4.915 km²) aconteceu em florestas públicas federais.

“Isso corresponde a 47% de todo o desmatamento registrado na Amazônia no ano passado. Apenas nessas áreas, a destruição aumentou 21% em comparação com 2020, sendo a pior em 10 anos”, observou o instituto.

As unidades de conservação federais, criadas para preservar a biodiversidade, também tiveram o pior índice de devastação dos últimos 10 anos. A área destruída foi de 507 km², 10% a mais do que no ano anterior.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?