metropoles.com

Hamilton agradece título de cidadão honorário: “Agora sou um de vocês”

Piloto de Fórmula 1 recebeu, nesta segunda (7/11), o título de Cidadão Honorário da República Federativa do Brasil, na Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
O piloto britânico Lewis Hamilton na Câmara dos Deputados para receber título de cidadão honorário do Brasil. Na foto, ele sorri e aponta para frente no plenário da casa legislativa - Metrópoles
1 de 1 O piloto britânico Lewis Hamilton na Câmara dos Deputados para receber título de cidadão honorário do Brasil. Na foto, ele sorri e aponta para frente no plenário da casa legislativa - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Homenageado na Câmara dos Deputados, o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton afirmou, nesta segunda-feira (7/11), estar “impressionado pelo amor e afeição dos brasileiros” com ele. O atleta recebeu o título de Cidadão Honorário da República Federativa do Brasil, em cerimônia realizada no plenário da Casa.

“Muito obrigado por essa recepção maravilhosa. Eu estou realmente impressionado pelo amor e afeição que vocês têm me mostrado ao longo desses anos. Não sabia o que esperar hoje, mas realmente vendo todos vocês me deu uma energia que é maravilhosa. Muito obrigado, do fundo do meu coração”, disse o piloto.

Na ocasião, Hamilton se declarou ao Brasil. “Queria dizer um grande obrigado a todos que fizeram esse dia possível na Câmara dos Deputados. Realmente uma grande honra receber esse título aqui. Hoje, eu posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo o Brasil e sempre o amei”, afirmou.

O piloto também lembrou da importância do ídolo do automobilismo brasileiro Ayrton Senna na construção da sua carreira. “Tenho grandes memórias sobre o Brasil antes mesmo de ter a oportunidade de vir para cá. Dedico a homenagem a Senna e seus familiares. Quando eu o vi correr aos cinco anos de idade tive a certeza de que queria ser um campeão mundial”, contou.

0

Cidadão honorário

Hamilton é o primeiro piloto do automobilismo a receber o título de Cidadão Honorário da República Federativa do Brasil. O pedido foi aprovado em 9 de junho pelos deputados e foi motivado pela estreita relação que o piloto mantém com o Brasil.

No ano passado, após vencer o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Interlagos, em São Paulo, ele repetiu o gesto que o ídolo dele, Ayrton Senna, havia feito exatamente 30 anos antes, dando mais uma volta no autódromo com a bandeira do Brasil. Ele havia disputado a corrida com um capacete especial com as cores da Bandeira Nacional em homenagem a Senna, sua maior inspiração.

Em seu parecer, deputado André Figueiredo (PDT-CE) destacou o gesto de Hamilton em homenagem a Senna: “As muitas causas que ele abraça são a cara do Brasil. Por exemplo, igualdade racial, meio ambiente, empregabilidade da juventude… Tudo isso nós defendemos. Por isso, acho que as causas dele são muito parecidas com as nossas. E são pessoas como ele que nós temos orgulho de chamar de conterrâneo”, afirmou.

Veja o momento em que Hamilton recebe a homenagem:

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que Hamilton “já se tornou um ídolo de todos os brasileiros”. “Dispensa maiores apresentações. No entanto, cabe lembrar que Lewis Hamilton, graças a seu talento e determinação, também é um colecionador de títulos. Lewis Hamilton é britânico por nascimento, mas brasileiro de coração”, destacou.

Bolsonaro não foi convidado

O deputado afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não foi convidado para a cerimônia por ser tratar de um evento da Câmara. Segundo ele, também não “haveria motivo”: “Até porque as causas que Lewis Hamilton defende são opostas às dele [Jair Bolsonaro]”.

“Incrivelmente honrado”

Antes da cerimônia no Congresso, Lewis afirmou que o país tem um lugar especial no seu coração: “Estou incrivelmente honrado por receber o título de cidadão honorário do Brasil hoje. Ao longo da vida, o Brasil ocupou um lugar especial no meu coração. Seja assistindo a Ayrton Senna quando criança, seja vencendo corridas em Interlagos, sempre senti que o país era minha segunda casa. Quando penso nas ruas de Salvador e na preciosa Floresta Amazônica, fico muito animado para passar mais tempo aqui e conhecer ainda melhor as pessoas e os lugares incríveis deste belo país”.

O piloto britânico volta ao Brasil para a penúltima etapa da temporada de 2022, que ocorrerá em Interlagos, um dos circuitos mais tradicionais da história da categoria. A disputa será nos dias 11,12 e 13 deste mês. O evento marcará, ainda, os 50 anos desde que o primeiro Grande Prêmio aconteceu no país, em 1972.

Após os deputados aprovarem o projeto, em junho, Hamilton publicou nas redes sociais uma foto dele enrolado na Bandeira Nacional, comemorando a resolução: “Sem palavras! Hoje, eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado, Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo”.

Agenda em Brasília

Ainda na capital federal, o piloto encontrará lideranças negras e ativistas. O encontro foi promovido pela Embaixada Britânica, que organizou a vinda de Hamilton a Brasília.

Os convites para o evento foram enviados na última quinta-feira (3/11) para várias lideranças. Entre elas estão o comunicador Renê Silva, criador do Voz das Comunidades, jornal comunitário baseado no Complexo do Alemão; e Joel Luiz Costa, advogado nascido no Jacarezinho, coordenador do Instituto de Defesa da População Negra.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações