metropoles.com

Haddad: decisão política evitou taxação da “Shein” na gestão Bolsonaro

Ministro da Fazenda esteve na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (22/5) para discutir as políticas econômicas do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Foto colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na Câmara dos Deputados - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na Câmara dos Deputados - Metrópoles - Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que havia “determinação política” no governo de Jair Bolsonaro (PL) para não taxar as compras em sites internacionais. O chefe da equipe econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da sessão da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados desta quarta-feira (22/5).

“Um único remetente mandou 17 milhões de remessas. Ninguém fez nada. O que aconteceu quando a gente se deparou com o problema? Fizemos o Remessa Conforme”, destacou Haddad.

Confira:

O Programa Remessa Conforme, do Ministério da Fazenda, zerou a alíquota para importações de até US$ 50 (R$ 257), no ano passado.

Para manter a isenção de taxas, o governo federal decidiu pela incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas compras de pessoas físicas, além do imposto de importação, atualmente em 60%.

Atualmente, o fim da isenção está presente no Projeto de Lei (PL) 914/24, que instaura o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). O texto estava na pauta desta quarta, mas foi adiado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?