Deputado federal e líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara, Enio Verri (PT-PR) solicitou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o Banco Central (BC) expliquem a contratação de Fabio Kanczuk para a Diretoria de Política Econômica. Fabio está morando em Boston (EUA).
Um requerimento foi apresentado pelo parlamentar nesta terça-feira (24/11). A informação foi confirmada ao Metrópoles pela assessoria de imprensa de Verri.
No requerimento, o petista questiona o fato de Kanczuk ser funcionário público e, mesmo assim, exercer o cargo de forma remota nos Estados Unidos. Além disso, o deputado federal pediu cópia das notas técnicas e dos memorandos que subsidiam a autorização para que o diretor despache de fora do Brasil.
Veja o requerimento na íntegra:
REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO by Metropoles on Scribd
Guedes e o Banco Central terão até 30 dias para se manifestarem. Em caso de recusa, o titular da Economia e o diretor da instituição poderão responder por crime de responsabilidade.
Kanczuk assumiu o cargo em 2 de outubro do ano passado, após a saída de Carlos Viana de Carvalho, que alegou ter deixado o posto por “razões pessoais”.
Fabio já havia atuado no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como Secretário de Política de Econômica, entre 2016 e 2018. Ele deixou o cargo para assumir como representante nacional no Banco Mundial.
Bacharel em engenharia pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Kanczuk tem Ph.D. em economia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles.
A reportagem procurou o Banco Central e o Ministério da Economia e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestações.