metropoles.com

Grupos que atacaram democracia serão responsabilizados, diz Moraes

Durante discurso, Alexandre de Moraes classificou os ataques como “criminosos” e prometeu responsabilização de grupos antidemocráticos

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Alexandre de Moraes em diplomação de Lula - Metrópoles
1 de 1 Alexandre de Moraes em diplomação de Lula - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta segunda-feira (12/12) que os grupos que atacam a democracia e pretendem “subverter a ordem política” serão responsabilizados.

Durante a solenidade de diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), Moraes fez um discurso carregado de críticas a grupos antidemocráticos e disseminadores de desinformação, a quem classificou como “criminosos”.

“Estabilidade democrática e respeito ao Estado de Direito não significam ausência de turbulências, ausência de embates ou mesmo, como se viu nas últimas eleições, ausência de ilícitos e criminosos ataques antidemocráticos ao sistema eleitoral e à própria democracia”, começou o ministro.

Moraes seguiu o discurso afirmando que aqueles que atentam contra o regime democrático serão responsabilizados e que os grupos já foram identificados. “Estabilidade democrática e respeito ao Estado de Direito significam observância fiel à Constituição, pleno funcionamento das instituições e integral responsabilização de todos aqueles que pretendiam subverter a ordem política criando um regime de exceção.”

“Nas eleições de 2022, a presente diplomação tem um duplo significado, pois, além do reconhecimento da regularidade e da legitimidade da vitória da chapa do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-Presidente Geraldo Alckmin; essa diplomação atesta a vitória plena e incontestável da Democracia e do Estado de Direito contra os ataques antidemocráticos, contra a desinformação e contra o discurso de ódio proferidos por diversos grupos organizados que, já identificados, garanto serão integralmente responsabilizados. Para que isso não retorne nas próximas eleições”, garantiu.

0

Moraes classificou os grupos que tentaram lançar dúvidas sobre as eleições deste ano como “extremistas”. Ao longo de sua fala, o presidente do TSE afirmou que os “extremistas e criminosos” querem prejudicar a democracia por meio da disseminação de fake news.

“Não importa, no mundo, qual seja o mecanismo eleitoral: urnas eletrônicas, voto impresso, voto por carta, esses grupos extremistas, antidemocráticos, criminosos, pretendem a partir da desinformação desacreditar a própria democracia, atacando os seus instrumentos”, declarou o presidente da Corte eleitoral.

“A partir do ataque a esses instrumentos que concretizam o voto popular, pretendem substituir o voto popular por um regime de exceção, por uma ditadura.”

No início da solenidade, Moraes foi aplaudido de pé pelas autoridades presentes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?