metropoles.com

Grupos que atacaram democracia serão responsabilizados, diz Moraes

Durante discurso, Alexandre de Moraes classificou os ataques como “criminosos” e prometeu responsabilização de grupos antidemocráticos

atualizado

Igo Estrela/Metrópoles
Alexandre de Moraes em diplomação de Lula - Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta segunda-feira (12/12) que os grupos que atacam a democracia e pretendem “subverter a ordem política” serão responsabilizados.

Durante a solenidade de diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), Moraes fez um discurso carregado de críticas a grupos antidemocráticos e disseminadores de desinformação, a quem classificou como “criminosos”.

“Estabilidade democrática e respeito ao Estado de Direito não significam ausência de turbulências, ausência de embates ou mesmo, como se viu nas últimas eleições, ausência de ilícitos e criminosos ataques antidemocráticos ao sistema eleitoral e à própria democracia”, começou o ministro.

Moraes seguiu o discurso afirmando que aqueles que atentam contra o regime democrático serão responsabilizados e que os grupos já foram identificados. “Estabilidade democrática e respeito ao Estado de Direito significam observância fiel à Constituição, pleno funcionamento das instituições e integral responsabilização de todos aqueles que pretendiam subverter a ordem política criando um regime de exceção.”

“Nas eleições de 2022, a presente diplomação tem um duplo significado, pois, além do reconhecimento da regularidade e da legitimidade da vitória da chapa do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-Presidente Geraldo Alckmin; essa diplomação atesta a vitória plena e incontestável da Democracia e do Estado de Direito contra os ataques antidemocráticos, contra a desinformação e contra o discurso de ódio proferidos por diversos grupos organizados que, já identificados, garanto serão integralmente responsabilizados. Para que isso não retorne nas próximas eleições”, garantiu.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

Moraes classificou os grupos que tentaram lançar dúvidas sobre as eleições deste ano como “extremistas”. Ao longo de sua fala, o presidente do TSE afirmou que os “extremistas e criminosos” querem prejudicar a democracia por meio da disseminação de fake news.

“Não importa, no mundo, qual seja o mecanismo eleitoral: urnas eletrônicas, voto impresso, voto por carta, esses grupos extremistas, antidemocráticos, criminosos, pretendem a partir da desinformação desacreditar a própria democracia, atacando os seus instrumentos”, declarou o presidente da Corte eleitoral.

“A partir do ataque a esses instrumentos que concretizam o voto popular, pretendem substituir o voto popular por um regime de exceção, por uma ditadura.”

No início da solenidade, Moraes foi aplaudido de pé pelas autoridades presentes.






Quais assuntos você deseja receber?