metropoles.com

Governo proíbe linguagem neutra em projetos da Lei Rouanet

Pelo Twitter, secretário de Cultura, Mario Frias, afirmou que o objetivo é “garantir a ampla fruição dos bens culturais”

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação: Roberto Castro/MTur
mario frias 1
1 de 1 mario frias 1 - Foto: Divulgação: Roberto Castro/MTur

Em decisão publicada, nesta quinta-feira (29/10), no Diário Oficial da União, o governo proibiu o uso da linguagem neutra em projetos financiados pela Lei Rouanet.

O texto pontua que “fica vedado o uso e/ou utilização, direta ou indiretamente, além da apologia, do que se convencionou chamar de linguagem neutra” em projetos financiados pela lei.

A prática é usada para tornar a língua mais inclusiva com pessoas transexuais, travestis, não-binárias ou intersexuais, que não se identificam como do gênero feminino ou masculino. Nesse tipo de linguagem, palavras como “todos” e “todas” são substituídas por “todes” ou “todxs”.

0

A portaria é assinada pelo secretário nacional de fomento e incentivo à Cultura, André Porciúncula. Pelo Twitter, o secretário de Cultura, Mário Frias, afirmou que o texto recebeu sua autorização.

“O objetivo é garantir a ampla fruição dos bens culturais, não permitindo que uma imposição de cima para baixo inviabilize ou dificulte o acesso à cultura”, escreveu Frias.

Veja o post:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?