metropoles.com

Governo Lula resgata Marca Brasil e acaba com “Brazil” de Bolsonaro

O relançamento da marca, pela Embratur, ocorre nesta terça-feira (14/2). Slogan “Brazil, visit and love us” foi adotado na gestão Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Meme com frame da novela "O outro lado do paraíso" mostra fala de personagem descendo de escada em palco e dizendo "Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta!". No lugar do rosto, a logo da Marca Brasil - Metrópoles
1 de 1 Meme com frame da novela "O outro lado do paraíso" mostra fala de personagem descendo de escada em palco e dizendo "Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta!". No lugar do rosto, a logo da Marca Brasil - Metrópoles - Foto: Reprodução

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou a Marca Brasil, usada para promover a imagem do país no exterior. A gestão Jair Bolsonaro (PL) havia adotado a palavra “Brazil” com “z”, junto ao slogan “visit and love us” (Brasil: visite e nos ame).

A mudança da marca foi anunciada pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e comemorada pelo chefe do Executivo federal, que compartilhou um meme pelas redes sociais.

Em 2019, o design e o slogan da gestão bolsonarista foram alvo de críticas, tanto por usar a grafia em inglês do nome do país, quanto por uma possível interpretação sexual do “love us” (nos ame).

A polêmica foi incentivada porque, dias antes, o então presidente Jair Bolsonaro havia dado declarações que também suscitaram incentivo ao turismo sexual. “Quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade”, disse na época.

Reposicionamento de imagem

Vai ocorrer nesta terça-feira (14/02), em Brasília, uma cerimônia de relançamento da marca com os presidentes da Embratur, Marcelo Freixo, e Jorge Viana, da ApexBrasil, além de ministros de Estado, embaixadores e agentes do trade turístico.

“A medida é um marco temporal para o início de uma reconstrução da Embratur e nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na sustentabilidade ambiental, diversidade, diálogo e transparência”, dizem, em nota.

O lançamento também prevê a projeção da marca no monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, às 19h30, e na Fonte Luminosa da Torre de TV de Brasília.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?