metropoles.com

Governo federal manda 2 mil homens da Força Nacional para o RN

Nesta sexta (29/12), 500 militares desembarcam em Natal. O restante deverá chegar em até 48 horas. O estado não tem PMs nas ruas há 10 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016
1 de 1 Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou nesta sexta-feira (29/12) o envio de 2 mil homens da Força Nacional para o Rio Grande do Norte, no âmbito da Operação de Garantia da Lei e da Ordem. As tropas começam a desembarcar no estado na tarde de hoje (29).

Nesta primeira etapa, serão 500 homens, que partem rumo à região metropolitana de Natal e de Mossoró. A ação terá duração inicial de 15 dias, mas pode ser renovada. “Ficaremos lá o quanto for necessário, até que a ordem se restabeleça”, disse Jungmann. Os demais militares chegarão em até 48 horas.

O Rio Grande do Norte enfrenta grave crise de segurança. Há 10 dias, policiais civis e militares estão em greve, reivindicando o pagamento de salários atrasados.

Durante o anúncio, o ministro fez um apelo para que profissionais voltem ao trabalho. “A situação é difícil, entendemos a falta de salário, a falta de equipamentos, mas acima disso está o juramento que o policial militar fez de defender a vida. O valor mais sagrado é da vida. Faço um apelo para que retomem, apesar de todas as dificuldades, o mandato concedido”, pediu o ministro.

Em solidariedade aos homens “que ganham mal”, deslocados para o Rio Grande do Norte, Jungmann vai permanecer no estado até o Réveillon. Além do recado aos policiais, o ministro advertiu os criminosos: “Seremos implacáveis. Respeitando a lei e os direitos humanos”.

Jungmann anunciou ainda a prorrogação da operação de Garantia da Lei e da Ordem no Rio de Janeiro até dezembro de 2018. Na próxima semana, o governador Luiz Fernando Pezão, em Brasília, irá se reunir com o Ministério da Defesa, o Gabinete de Segurança Institucional e o Ministério da Justiça, para definir protocolo de ações conjuntas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?