metropoles.com

Governo do Brasil exibe fóssil de dinossauro contrabandeado à Alemanha

O fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, retirado ilegalmente do Ceará e levado à Alemanha nos anos 1990, foi mostrado nesta segunda (12/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida do fóssil contrabandeado - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do fóssil contrabandeado - Metrópoles - Foto: Reprodução

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) exibiu, nesta segunda-feira (12/6), o fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, retirado ilegalmente do Ceará e levado à Alemanha nos anos 1990.

Por volta das 17h, o MCTI mostrou o fóssil do Ubirajara jubatus durante a cerimônia de repatriação. O evento contou com a presença da ministra Luciana Santos, autoridades da Alemanha, representantes do governo do Ceará e membros e pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Ele foi repatriado em 4 de junho, quando chegou a Brasília (DF) em um avião oficial do governo alemão. No dia seguinte, o fóssil foi analisado por representantes brasileiros e da Alemanha.

Na Alemanha, o fóssil do dinossauro estava em exibição no Museu de História Natural de Karlsruhe. A partir de agora, o Ubirajara jubatus ficará no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (MPPCN), no Ceará.

Museu da Alemanha deve devolver fóssil levado ilegalmente do Brasil

Saiba mais sobre o dinossauro encontrado no interior do Ceará

Ubirajara jubatus é o primeiro dinossauro não aviário com estruturas semelhantes a penas encontrado na América do Sul. Ele viveu há 110 milhões de anos na região da Bacia do Araripe, interior do Ceará.

Imagem colorida do fóssil do dinossauro "Ubirajara jubatus" contrabandeado para a Alemanha nos anos 90 - Metrópoles
O fóssil estava em exibição no Museu de História Natural de Karlsruhe, na Alemanha

De acordo com o MCTI, o material pertence à região do Geoparque do Araripe — conhecida como centro paleontológico —, que compreende os estados de Ceará, Pernambuco e Piauí.

O dinossauro era do tamanho de uma galinha e revestido por penas. Foi retirado de forma ilegal do Brasil para a Alemanha nos anos 1990. O contrabando ocorreu após o fóssil ser descoberto por pesquisadores estrangeiros no campo paleontológico do Araripe.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?