metropoles.com

Governo de São Paulo antecipa a vacinação de profissionais da educação

O anúncio foi feito por João Doria durante evento no Memorial da América Latina

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
vacina sendo injetada
1 de 1 vacina sendo injetada - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (9/6) que a vacinação contra Covid-19 de profissionais com 18 anos ou mais que atuam na educação básica pública e privada do estado será antecipada.

“Nós vamos antecipar a vacinação para 363 mil profissionais da educação básica de 18 a 44 anos para esta sexta-feira, 11 de junho”, disse Doria, durante o lançamento do evento Mega Escola, no Memorial da América Latina.

O governador afirmou que a decisão garante a volta às aulas presenciais de forma segura. “Nós teremos 100% dos profissionais da educação básica imunizados em São Paulo, isso garante uma volta às aulas presenciais cada vez mais segura”.

O governo já havia começado a vacinar os profissionais da educação acima de 47 anos. Cerca de 350 pessoas já foram vacinadas. Antes da antecipação de hoje, de acordo com o plano estadual de vacinação, a previsão de vacinação deste outro grupo era entre os dias 21 e 31 de julho.

Vacinação

Esta fase visa a imunização de todos os profissionais da rede de ensino paulista que atuam em escolas ou em órgãos administrativos, como Secretarias da Educação e Diretorias de Ensino.

Só os funcionários terceirizados da rede estadual de ensino deverão fazer o cadastro. Os servidores concursados receberão um QRCode no e-mail quando chegar a data da vacinação, e não há necessidade de cadastro prévio.

Onde se cadastrar

Os profissionais deverão se cadastrar no site VacinaJá. A partir deste cadastro, eles receberão no e-mail informado um link de validação – é importante checar se o e-mail não foi direcionado para a caixa de spam.
Feita a validação, o profissional deverá confirmar os dados pessoais e informar o nome da escola, rede de ensino, município, cargo ocupado e anexar o último holerite.

Com isso, o cadastro será analisado. Uma vez aprovado, o profissional receberá em seu e-mail o comprovante VacinaJá Educação com o QRCode para verificação de autenticidade.

Este cadastro não significa o agendamento da vacinação. Para isso, o profissional deve seguir os direcionamentos dados pela prefeitura e órgãos de saúde da cidade onde atua.

No dia da vacinação, a pessoa deve ter em mãos RG, CPF e o comprovante VacinaJá Educação.

Vacinação de outros grupos

A cidade de São Paulo também pretende antecipar para junho a vacinação de pessoas de 55 a 59 anos em comorbidades. De acordo com o calendário estadual, a previsão era iniciar a imunização deste grupo entre os dias 1° e 21 de julho.

“Conversamos com o governo do estado ontem para ver a possibilidade de ganharmos pelo menos uma semana. Tendo em vista que o processo tem sido rápido com pessoas com comorbidades e outras categorias previstas, talvez o critério de anteciparmos por faixa-etária faça haver um maior número de aplicações a partir de 10 dias, aproximadamente”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, à Globonews, nesta quarta.

Contudo, o secretário informou ao G1 que ainda não há uma data definida para isso. “Estamos terminando a avaliação de doses e grupos para dar a data correta”, afirmou.

Compartilhar notícia