metropoles.com

Governo de Goiás lança app para vítimas de violência doméstica

Aplicativo Mulher Segura atende todos os 246 municípios de Goiás e está disponível para download gratuito

atualizado

Compartilhar notícia

Júnior Guimarães/Governo de Goiás
goias app mulher segura
1 de 1 goias app mulher segura - Foto: Júnior Guimarães/Governo de Goiás

Goiânia – Dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) aponta que quase 60 mulheres morreram vítimas de feminicídio no ano de 2022 no estado. Com o objetivo de  ajudar as vítimas de violência doméstica a denunciarem os agressores com mais facilidade, a pasta lançou o aplicativo “Mulher Segura”.

O app foi desenvolvido pela Superintendência Integrada de Tecnologia em Segurança Pública (SITSP), com recursos estaduais. A ferramenta atende todos os 246 municípios e está disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS.

Situações de perigo

Por meio do aplicativo, a mulher em situação de perigo poderá pedir ajuda, acompanhar o deslocamento da viatura e ter a localização compartilhada com os policiais.

Segundo o superintendente de Tecnologia em Segurança Pública da SSP, coronel Sebastião Nolasco, o aplicativo não vai substituir as ações existentes. “É mais um passo para permitir que as mulheres tenham mais uma ferramenta para acionar a segurança pública nos momentos de perigo”, destacou.

“Esse aplicativo vem para acrescentar a essas outras ferramentas e políticas públicas. Foi elaborado para que a segurança pública possa dar a resposta imediata que a mulher precisa”, ressaltou a delegada Ana Elisa Gomes Martins, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).

A iniciativa se junta a outras medidas em vigor, como o Pacto Pelo Fim da Violência Contra A Mulher, a criação da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deaem), o Protocolo Todos Por Elas em bares e restaurantes, além da expansão do Batalhão Maria da Penha para os 246 municípios goianos.

Como funciona

O aplicativo está disponível gratuitamente tanto para aparelhos com sistema Android como para os que têm o sistema iOS. Ele conta com login autenticado para todas as mulheres, acionamento de emergência para casos de violência e ainda sistema de georreferenciamento para localização mais precisa do chamado.

Para usar o aplicativo, primeiro, é preciso fazer um cadastro e a autenticação de acesso. Na tela principal, há um botão de solicitação de ajuda. Com o acionamento pela mulher, um atendente confirma a ocorrência virtual e uma viatura é enviada para o atendimento emergencial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?