metropoles.com

Governo cria poupança estudantil para combater evasão no ensino médio

Medida provisória publicada pelo governo Lula prevê R$ 20 bilhões para o programa, voltado a jovens de baixa renda

atualizado

Compartilhar notícia

DAJ/Getty
Foto-sala-de-aula
1 de 1 Foto-sala-de-aula - Foto: DAJ/Getty

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou, nesta terça-feira (28/11), uma medida provisória para conceder cerca de R$ 20 bilhões a um programa que visa incentivar estudantes do ensino médio a frequentarem as aulas, no intuito de reduzir a evasão escolar.

Por meio da iniciativa, será criada uma poupança na Caixa Econômica em nome de cada aluno participante do programa. Para ser contemplado com o fundo, o estudante precisará ter uma frequência mínima, ser aprovado no ano letivo, estar matriculado para a série seguinte e participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Valores, formas de pagamento, critérios de operacionalização ainda serão definidos em ato conjunto dos ministros da Educação e da Fazenda. O benefício, porém, deverá ser destinado a jovens de baixa renda, que pertencem a famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais.

O valor depositado na poupança não será considerado como renda familiar para cálculo de outros benefícios sociais. A medida provisória também prevê que municípios, estados e Distrito Federal deverão elaborar soluções complementares para combater a evasão escolar.

Educação

Lula havia falado sobre a importância dos estudos no Conversa com o Presidente há duas semanas. “Estamos oferecendo uma arma chamada educação; ela é poderosa, e mais poderosa do que guerra. Ela te liberta, te dá o direito de ter uma profissão”, afirmou.

No programa, o ministro da Educação, Camilo Santana, mencionou a intenção de criar a poupança para os estudantes.

“Nós perdemos hoje milhares de jovens no ensino médio que abandonam a escola, às vezes por necessidade de trabalhar desde cedo. Uma parte dessa bolsa o aluno vai receber todo mês, e outra [parte] fica como poupança para o fim de cada etapa letiva”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?