metropoles.com

Governadores pedem a Biden parcerias em prol do meio ambiente

Chefes dos Executivos locais defendem impulsionar a regeneração ambiental, o equilíbrio climático e a redução de desigualdades

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Basso/NurPhoto via Getty Images
Queimada no Pantanal brasileiro em 2020
1 de 1 Queimada no Pantanal brasileiro em 2020 - Foto: Gustavo Basso/NurPhoto via Getty Images

Governadores brasileiros vão propor ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o desenvolvimento de parcerias para reduzir a degradação ambiental no país e promover o crescimento econômico sustentável.

Em carta, que conta com a assinatura dos 27 chefes dos Executivos locais, eles defendem impulsionar a regeneração ambiental, o equilíbrio climático e a redução de desigualdades.

O aceno é uma tentativa de mudar a imagem do Brasil sobre o tratamento do meio ambiente no país. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilha de ideais semelhantes ao do ex-presidente americano Donald Trump. Biden preza por conceitos opostos.

“A coalizão Governadores Pelo Clima, ampla e diversa, envolvendo progressistas, moderados e conservadores, de situação e de oposição, dos mais diversos partidos, sinaliza o desejo do Brasil por união e construção colaborativa de soluções em defesa da humanidade e de todas as espécies de vida que estão ameaçadas pela degradação de ecossistemas”, destaca o texto.

Entre os compromissos firmados pelos governadores, está a redução dos gases de efeito estufa, a promoção de energias renováveis, o combate ao desmatamento, a melhoria da eficiência na agropecuária; a proteção dos povos indígenas e o reflorestamentos.

“Celebrando a decisão do seu governo em fortalecer a agenda ambiental internacional e o Acordo de Paris, expressamos nossa intenção de implementar ações conjuntas, propondo a cooperação entre os Estados Unidos e os governos estaduais brasileiros, responsáveis pela maior parte da floresta amazônica”, ressalta o documento.

Segundo os governadores, o Brasil pode ampliar a preservação ambiental não apenas na Amazônia, mas também em biomas como Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e o Pantanal — que perdeu grandes áreas em incêndios em 2020 (foto em destaque).

“Acreditamos que é possível iniciar aqui um novo ciclo de evolução civilizatória, tornando o nosso continente mais justo, sustentável, inclusivo e próspero, para as atuais e futuras gerações. Há muito o que reparar, restaurar, curar e construir. E também há muito a inventar para a conquista de um futuro saudável e seguro”, finaliza a carta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?