metropoles.com

Goiânia tem quatro casos suspeitos de rubéola; crianças estão isoladas

As quatro crianças estudam na mesma escola. Segundo a Secretaria de Saúde, em 2021 e 2022, a capital goiana não registrou casos da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
rubéola
1 de 1 rubéola - Foto: Reprodução

Goiânia – A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) investiga quatro casos suspeitos de rubéola em crianças que estudam na mesma escola na capital goiana. De acordo com a pasta, já foi realizada a coleta de sorologia para o exame e, em breve, sairá o resultado.

Por meio de nota, a secretaria informou que já foi feito o bloqueio vacinal contra rubéola no local – que é a ação de vacina em pessoas que tiveram contato com casos suspeitos – e nos próprios pacientes com suspeita. As crianças foram isoladas.

A idade das crianças com suspeita de rubéola e a instituição de ensino em questão não foram divulgadas.

Retorno dos casos

Por meio de nota, a SMS informou ao Metrópoles, que Goiânia não registrou nenhum caso confirmado de rubéola em 2021 e 2022.

A doença pode ter como sintomas febre baixa, surgimento de gânglios linfáticos e de manchas rosadas, que se espalham primeiro pelo rosto e depois pelo resto do corpo. Em grávidas, a doença pode causar graves deficiências congênitas, como a surdez.

Ainda de acordo com a SMS, a cobertura vacinal contra rubéola, que é feita com a Vacina Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), foi de 83,3% em 2021. Em 2022, os dados ainda não foram fechados, mas, até o momento, soma 65,7%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?