metropoles.com

Goiânia registra alagamentos e prejuízos após chuva nesta terça

Alagamentos foram registrados em diversos pontos na cidade; chuva ocorreu em pancadas isoladas, de maneira desigual dentro da cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Rua alagada em Goiânia após chuva
1 de 1 Rua alagada em Goiânia após chuva - Foto: Reprodução

GoiâniaDesde o mês de fevereiro, a capital goiana registra fortes chuvas, somando diversos prejuízos e transtornos no período. Alagamentos, carros ilhados, quedas de árvores e crateras nas ruas e avenidas da cidade são alguns dos problemas enfrentados pelos goianienses nos últimos dias.

Na tarde desta terça-feira (2/3), após uma forte chuva, estragos foram relatados e a água não perdoou nem as unidades de saúde. A marginal Botafogo, uma das maiores vias de fluxo de tráfego de Goiânia, ficou se parecendo com um rio caudaloso, pois o córrego que corta a via transbordou e assustou motoristas que passavam pelo local.

O transbordamento é comum no local, inclusive com problemas recorrentes no asfalto que margeia o Córrego Botafogo, que em condições normais é bem tímido.

Veja o vídeo:

No centro da capital, foram registradas enxurradas que encobriam a calçada, bem como carros parados no meio de avenidas. O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG), no setor Leste Universitário, ficou completamente inundado.

Em nota, o Hospital das Clínicas informou que o atendimento dos pacientes não foi afetado, pois as clínicas de internação estão, atualmente, no novo prédio.

Veja a nota:

“O Hospital das Clínicas da UFG/Ebserh informa que a forte chuva que caiu na tarde dessa terça-feira (02/03) em Goiânia provocou o alagamento de alguns espaços do antigo prédio. Devido ao grande volume de água, o sistema de drenagem não suportou e transbordou, provocando o acúmulo de água no antigo prédio.
Informamos que já está sendo feita a retirada da água e limpeza do prédio e que não houve prejuízos no atendimento aos pacientes do HC, pois todas as clínicas de internação já foram transferidas para o novo prédio.”

Clima

Segundo boletim informativo do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), uma frente fria avançou pela costa brasileira na última sexta-feira (26/2), o que influenciou as condições do tempo no Estado.

No última quinta-feira (25/2), alguns bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia, tiveram ocorrência de fortes chuvas. Com rajadas de ventos, algumas regiões da capital tiveram até chuva de granizo.

 

0
Volume d’água

A chuva que caiu na capital goiana na noite do dia 11/2, adentrou a madrugada e teve pancadas isoladas durante a sexta-feira (12/2) assustou os goianienes. Em apenas duas horas, choveu 132 milímetros, o equivalente ao esperado para todo o mês de fevereiro.

De acordo com o Cimehgo, apenas em outras duas vezes choveu mais na capital de Goiás. As outras duas ocasiões foram em 2005, com 136,6 milímetros e em 1972, com 134 mm.

Conforme o Cimehgo, a expectativa era de 30 mm para Goiânia. No entanto, houve uma combinação de umidade na atmosfera e calor, formando o núcleo potencial para a chuva forte. Além disso, a chuva ocorreu de maneira desigual dentro da cidade, com precipitação concentrada em alguns pontos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?