Goiânia chega à marca de 1 milhão de doses aplicadas contra Covid

Do total, 684.714 foram em pessoas que receberam a primeira aplicação; segundo gestão, imunização avança conforme chegada de novas doses

atualizado 03/08/2021 23:42

Vacina sendo preparada para aplicação em GoiâniaVinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – A capital goiana ultrapassou a marca de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. Segundo a prefeitura, do total de imunizados, 684.714 são pessoas que receberam a primeira dose, 300.162, a segunda; e 24.740, a dose única. Na cidade, 58,57% dos maiores de 18 anos já receberam pelo menos uma dose da vacina e 27,79% já foram totalmente imunizados.

Para o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), “hoje foi um dia histórico”.

“Este é um esforço coletivo, que envolve servidores da saúde, da tecnologia, da comunicação e, de maneira especial, a atuação de voluntários como os estudantes da área da saúde, médicos dermatologistas, militares do Exército entre outros, além das diversas instituições que cedem seus espaços para a instalação de postos de vacinação”, reconheceu.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, o processo de imunização da população de Goiânia está avançando conforme o recebimento dos imunizantes por parte do Ministério da Saúde. Na ocasião, ele pontuou a importância de as pessoas procurarem os pontos de vacinação para receber a dose de reforço contra a Covid-19. “Lembramos que a segunda dose é muito importante para garantir a imunização”, frisou.

Vacinação

Para esta quarta-feira (4/8), a capital goiana segue imunizando quem tem 33 anos ou mais, além dos grupos prioritários que já realizaram o agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou pelo site. Também continua sendo aplicada a segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer em 12 locais, sem necessidade de agendamento. Podem receber o reforço aqueles com data marcada para os dias 5 e 6 de agosto e em atraso.

O atendimento é organizado da seguinte forma: na parte da manhã, são vacinadas as pessoas com nomes começados pelas letras de A a L; no período vespertino, de M a Z.

O atendimento no Ciams Dr. Domingos Viggiano, no Jardim América, continua para as gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), primeira dose e reforço em atraso de idosos. Quem está com atraso na segunda dose da vacina Coronavac pode se dirigir à Escola Municipal Rotary Goiânia Oeste. Esses dois postos de atendimento para pedestres não necessitam de agendamento e funcionam das 8h às 17h.

Lembrando que, devido ao tipo de vacina disponível no estoque da SMS, que necessita de refrigeração específica, o drive-thru do Shopping Passeio das Águas segue sem vacinação até o recebimento de novas doses de outros laboratórios.

0
Confira como fica o calendário de vacinação em Goiânia:

Quarta-feira (4/8)

Primeira dose – pessoas a partir de 33 anos, por agendamento

  • 12 unidades de saúde (8h às 17h)
  • Área I da PUC Goiás (8h às 16h)

Primeira dose – grupos prioritários, por agendamento

  • CSF Leste Universitário (8h às 17h)

Segunda dose – pessoas agendadas para os dias 4/8 e 5/8

  • 13 locais, sem agendamento (8h às 17h, exceto Área I da PUC, que encerra às 16h)

Segunda dose em atraso da vacina Coronavac

  • Escola Municipal Rotary Goiânia Oeste (8h às 17h)
Testagem ampliada

Também nesta quarta-feira (4/8), Goiânia realiza mais uma rodada de testagem de antígeno da população. Serão realizados cerca de três mil testes em três regiões da capital. Os locais disponíveis serão o Cepal Jardim América, Escola Municipal Pedro Costa e a Associação dos Moradores do setor União. O atendimento é das 8h às 16h.

Para realizar o teste, basta fazer o agendamento no site da Prefeitura e comparecer no horário marcado. O teste é realizado em pessoas acima de 12 anos, sem sintomas e que tiveram contato com algum caso confirmado para a Covid-19 nos últimos dias. O resultado do exame leva cerca de 20 minutos para ficar pronto.

Os interessados podem realizar o agendamento por meio do link: https://www10.goiania.go.gov.br/AgendamentoExame_COVID19/AgendarExame.asp.

Últimas notícias